Desenvolvimento do diagnóstico de enfermagem risco de úlcera por pressão

Cássia Teixeira dos Santos, Miriam de Abreu Almeida, Magáli Costa Oliveira, Marco Antônio de Goes Victor, Amália de Fátima Lucena

Resumo


Objetivo: Estudo com objetivo de desenvolver a definição e os fatores de risco de um novo diagnóstico de enfermagem denominado risco de úlcera por pressão. Para tanto, utilizou-se a questão norteadora: “o que é úlcera por pressão e quais os seus fatores de risco?”
Método: Revisão integrativa da literatura referente a artigos publicados em português, inglês e espanhol, no período entre 2002-2012, nas bases de dados eletrônicas Lilacs/SCIELO, MEDLINE/PubMed Central e Web of Science. A amostra foi composta por 21 artigos que responderam à questão norteadora, os quais foram analisados por meio de quadros sinópticos.
Resultados: Desenvolveu-se a definição e elencaram-se 19 fatores de risco para o novo diagnóstico de enfermagem denominado Risco de úlcera por pressão.
Conclusão: A identificação e a definição desses componentes do novo diagnóstico de enfermagem poderão auxiliar o enfermeiro na prevenção do evento úlcera por pressão.


Palavras-chave


Diagnóstico de enfermagem; Úlcera por pressão; Fatores de risco; Processos de enfermagem

Texto completo:

PORTUGUÊS ENGLISH


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447