Opinião dos enfermeiros sobre a utilização dos indicadores de qualidade na assistência de enfermagem

Thaizy Valânia Lopes Silveira, Pedro Paulo do Prado Júnior, Andréia Guerra Siman, Marilane de Oliveira Fani Amaro

Resumo


Objetivo: Investigar a opinião de enfermeiros de instituições hospitalares sobre a utilização dos indicadores de qualidade da assistência de enfermagem.
Método: Pesquisa conduzida pela abordagem qualitativa realizada com 41 enfermeiros de dois hospitais filantrópicos no interior de Minas Gerais, no período de setembro a outubro de 2013. Utilizaram-se entrevistas com roteiro semiestruturado. Os dados empíricos foram organizados mediante análise de conteúdo.
Resultados: Constatou-se que os indicadores são importantes para avaliação da assistência prestada, melhoria da qualidade da assistência e para definição de estratégias para alcançar metas.
Conclusões: Dentro das dificuldades encontradas na utilização dos indicadores, foi possível elencar os seguintes elementos constitutivos: falta de tempo, número inadequado de profissionais e falta de conhecimento a respeito do tema abordado. Conclui-se que os enfermeiros entendem os indicadores como instrumentos de avaliação e melhorias, entretanto, possuem um entendimento incompleto e fragmentado sobre sua utilização.


Palavras-chave


Indicadores de qualidade em assistência à saúde; Cuidados de Enfermagem; Enfermagem.

Texto completo:

PORTUGUÊS ENGLISH


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447