Construção e implantação de indicadores de qualidade assistencial de enfermagem

Gisela Maria Schebela Souto de Moura, Beatriz Cavalcanti Juchem, Maria Lucia Rodrigues Falk, Ana Maria Muller de Magalhães, Lyliam Midori Suzuki

Resumo


O presente estudo tem por objetivo relatar a experiência de um hospital universitário – Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) – com a construção e implantação de indicadores de qualidade assistencial nos serviços de enfermagem. Os indicadores monitoram a qualidade dos serviços, possibilitando a melhoria do cuidado oferecido. O HCPA vem desenvolvendo estratégias para avaliar seus serviços, considerando sua política institucional de gestão pela qualidade. Em 2006 foram estabelecidos 2 indicadores: incidência de úlcera de pressão, com meta de ?10:1000 pacientes dia/mês e incidência de quedas do leito, cuja meta foi estabelecida em ?2:1000 pacientes dia/mês. Em se tratando de um hospital de grande porte, nosso desafio foi construir e implantar esses indicadores como ferramentas gerenciais para aferir a qualidade do cuidado de enfermagem.

Palavras-chave


Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde, Úlcera de Pressão, Acidentes por Quedas

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ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447