Banco de termos para a prática de enfermagem com mulheres idosas com HIV/aids

Márcia Cristina de Figueiredo Siqueira, Greicy Kelly Gouveia Dias Bittencourt, Maria Miriam Lima da Nóbrega, Jordana de Almeida Nogueira, Antonia Oliveira Silva

Resumo


Objetivou-se elaborar um banco de termos para a prática de enfermagem com mulheres idosas com HIV/aids. Pesquisa descritiva documental realizada na Universidade Federal da Paraíba, de agosto/2012 a julho/2013, com base numa lista de termos identificados a partir do “Plano Integrado de Enfrentamento da Feminização da Epidemia da aids e outras DST’s”.
Realizaram-se o mapeamento cruzado desses termos com os da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem 2011 e a confirmação de utilização desses termos na prática de enfermagem com 15 participantes. O banco foi constituído por 106 termos constantes e 69 termos não constantes na CIPE® 2011. Destaca-se a necessidade de reflexão acerca da assistência de enfermagem à mulher idosa com HIV/aids diante da mudança epidemiológica frente ao envelhecimento e feminização da epidemia. O banco de termos contribuirá para a construção de enunciados de diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem para mulheres idosas com HIV/aids.


Palavras-chave


Envelhecimento; Saúde da mulher; Processos de enfermagem; Síndrome da Imunodeficiência Adquirida

Texto completo:

Português English


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447