Como o docente insere o conteúdo teórico sobre cuidado humano no desenvolvimento de sua disciplina

Dulce Maria Nunes, Wiliam Wegner, Gabriela Bottan

Resumo


Este artigo é parte de um estudo qualitativo, fenomenológico, que tem, como objeto, o ensino e a prática do cuidado humano. Foi desenvolvido no Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul de 2004 a 2006. Tem apoio teórico-filosófico em Martin Heidegger. A coleta das informações, realizada mediante entrevista semi-estruturada, teve como questão norteadora: “Como o docente da Escola de Enfermagem insere o conteúdo teórico sobre cuidado humano no desenvolvimento de sua disciplina?”. A análise fenomenológica permitiu desvelar que o docente insere a teoria a partir do ensino prático, da interação com o aluno e da humanização do cuidado

Palavras-chave


Educação em enfermagem; Ensino; Enfermagem.

Texto completo:

PDF


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447