Educação permanente no trabalho como um processo educativo e cuidativo do sujeito-cuidador

Fabiane Ferraz, Nádia Chiodelli Salum, Telma Elisa Carraro, Vera Radünz, Lita Miriam Moore Espinoza

Resumo


O presente trabalho é uma reflexão teórica, que aborda a perspectiva da educação permanente no trabalho como uma forma de cuidado do sujeito-cuidador, quando utiliza práticas educativas que valorizam a criatividade, participação e autonomia dos sujeitos-cuidadores, reconhecendo nestes a unicidade na diversidade. Destaca a possibilidade do ato de educar ser um ato de cuidado, pela inter-relação entre estas duas ações, configurando o processo educativo/cuidativo que ocorre no ambiente de trabalho, que engloba atitudes e responsabilidades, sendo que a vivência desse encontro proporciona significado próprio a cada um, provocando transformações, tanto pessoais – físicas, emocionais, culturais, técnico-científicas e éticas – quanto institucionais.

Palavras-chave


Educação continuada; Cuidado periódico; Enfermagem

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ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447