Utilização da pedagogia problematizadora na graduação de enfermagem para o atendimento do paciente agressivo

Antonio Carlos Siqueira Júnior, Sônia Maria Villela Bueno

Resumo


Esta investigação objetiva identificar, com os alunos de graduação, as dificuldades prevalentes no atendimento do paciente agressivo. Neste estudo, foi aplicado um instrumento, no primeiro e no último dia de estágio para os alunos do terceiro ano. A análise ocorreu de forma qualitativa, utilizou-se a análise temática de Paulo Freire. Constatou-se que a maior parte dos alunos não tem a vivência de ter participado do atendimento a um paciente agressivo, não se sentindo em condições de atender à situação. Pode-se concluir então, que o aluno percebe sua dificuldade e faz-se mister uma mudança efetiva na forma e no momento de ensinar este conteúdo

Palavras-chave


Educação em enfermagem; Agressão; Cuidados de enfermagem.

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ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447