Questões éticas no trabalho da equipe de saúde: o (des)respeito aos direitos do cliente

Letícia Rosa Santos, Regina Ledo Beneri, Valéria Lerch Lunardi

Resumo


Questões éticas emergem, a todo o momento, na sociedade. Neste contexto, propôs-se compreender a percepção
de clientes de um Hospital Universitário acerca do (des) espeito aos seus direitos no atendimento de saúde
recebido. Aplicaram-se questionários, com perguntas fechadas, a 41% dos clientes internados, e realizaram-se
entrevistas semi-estruturadas com 11 clientes de diferentes unidades desta instituição. Constatou-se que os clientes,
predominantemente, desconhecem seus direitos como clientes desta instituição e estes direitos não são respeitados
na prestação dos cuidados, sendo necessário o esclarecimento da população e um trabalho de conscientização da equipe de saúde sobre os direitos dos clientes

Palavras-chave


Ética; Direitos do paciente; Autonomia pessoal.

Texto completo:

PDF


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447