Sistematização da assistência de enfermagem e o pensamento complexo na formação do enfermeiro: análise documental

Josilaine Porfírio da Silva, Mara Lucia Garanhani, Maria Helena Dantas de Menezes Guariente

Resumo


O objetivo deste estudo foi analisar a inserção do tema Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) na formação do enfermeiro. Pesquisa qualitativa, documental, realizada em um curso de Enfermagem do sul do Brasil, que possui o currículo integrado e tem a SAE como tema transversal. A coleta de dados foi realizada de setembro a dezembro de 2012, e foram examinados 15 cadernos de planejamento e desenvolvimento referentes aos módulos interdisciplinares do curso. A análise deu-se em quatro momentos: leitura exploratória, seletiva, analítica e interpretativa. O referencial teórico empregado foi o Pensamento Complexo de Edgar Morin, segundo os princípios do conhecimento pertinente. Os resultados foram organizados em duas categorias: SAE como tema transversal na formação do enfermeiro: o contexto, o global e o multidimensional; estratégias de ensino, aprendizagem e avaliação da SAE: o complexo. O estudo contribui para a refl exão sobre a importância do ensino da SAE como tema transversal na formação.


Descritores: Pesquisa em educação de enfermagem. Processos de enfermagem. Currículo.


Palavras-chave


Pesquisa em Educação de Enfermagem; Processos de Enfermagem; Currículo

Texto completo:

Português English


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447