Educação permanente em saúde a partir de profissionais de uma residência multidisciplinar: estudo de caso

Cristiane Trivisiol da Silva, Marlene Gomes Terra, Silviamar Camponogara, Maria Henriqueta Luce Kruse, Camila Castro Roso, Mariane da Silva Xavier

Resumo


A pesquisa objetiva identificar a percepção dos profissionais integrantes de uma residência multiprofissional sobre a Educação Permanente em Saúde. Caracterizou-se pela abordagem qualitativa do tipo Estudo de Caso, realizada com dezesseis profissionais integrantes de uma residência multiprofissional. Os dados foram coletados no período de janeiro a maio de 2012, por meio de entrevista semiestruturada, análise documental e observação sistemática, e analisadas de acordo com Análise de Conteúdo Temática. Evidenciaram-se duas categorias: Educação Permanente em Saúde como instituidora de espaços coletivos de reflexão das práticas e Educação Permanente em Saúde como um encontro entre disciplinas. Constatou-se que os integrantes da residência multiprofi ssional percebem que a educação permanente permeia sua formação, possibilitando a reflexão sobre suas práticas e o agir multiprofissional como produtor
de ações de saúde.


Palavras-chave


Educação Continuada; Internato e Residência; Prática profissional;Serviços de saúde;Enfermagem.

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ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447