A PRÁTICA EDUCATIVA DOS PRECEPTORES NAS RESIDÊNCIAS EM SAÚDE: UM ESTUDO DE REFLEXÃO

Kátia Regina Barros Ribeiro, Marta Lenise do Prado

Resumo


O objetivo deste artigo foi refletir sobre o exercício da preceptoria como prática educativa na formação e qualificação
do profissional em saúde para o sistema único de saúde. Trata-se de uma reflexão teórica, com apoio na literatura
sobre a temática. O preceptor conduz o processo de ensino-aprendizagem e transforma as atividades desenvolvidas
no âmbito do trabalho em momentos educacionais. Nessa seara, surgem questionamentos sobre o que é ser preceptor e o seu papel na formação em saúde. Para ensinar, é necessário conhecimentos para além do conteúdo da disciplina e, considerando que a preceptoria é uma prática de educação no trabalho, o preceptor precisa de formação pedagógica. Com isso, ser preceptor é ser professor? Essa reflexão nos coloca frente a uma problemática presente em nosso dia-a-dia, que é a formação de quem forma, para uma ação transformadora da prática em Saúde.


Palavras-chave


Saúde; Educação em Saúde; Tutoria

Texto completo:

Português English


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447