Desafio de ensinar a cuidar sob a ótica do aluno do curso de graduação em enfermagem

Celina Escopelli Deves, Dulce Maria Nunes

Resumo


Este estudo refere-se ao ensino/aprendizagem na disciplina de Fundamentos do Cuidado Humano III – módulo do cuidado – Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob a ótica do aluno do curso de graduação em enfermagem. Em 1996, iniciou-se a disciplina, no quarto semestre do currículo, constituída da temática básica, onde os acadêmicos aprendem sobre a gênese do cuidado humano. Os relatos diários, dos alunos, durante a prática desse módulo, na Unidade Oncológica Pediátrica (UOP) de um hospital de ensino, em Porto Alegre-RS, foram submetidos à análise fenomenológica, com base em Merleau-Ponty (Martins, 1992). Da análise emergiu o significado expresso pelo aluno quanto às experiências na UOP; a relação entre ensino-prática, base teórica e cuidado.

Palavras-chave


Cuidado humano; Gênese; Ensino de enfermagem

Texto completo:

PDF


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447