Percepções de enfermeiras acerca da prática educativa no cuidado hospitalar a crianças com diabetes

Viviane Peixoto dos Santos Pennafort, Amanda Newle Sousa Silva, Maria Veraci Oliveira Queiroz

Resumo


Objetivou-se descrever a percepções de enfermeiras acerca da prática educativa junto às crianças com diabetes em unidade hospitalar. Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, realizado em unidade de internação de hospital público, em Fortaleza, CE, de janeiro a fevereiro de 2013, com seis enfermeiras. Na coleta das informações, utilizaram-se entrevistas semiestruturadas submetidas à análise de conteúdo, e emergiram duas categorias: atuação da enfermeira e da equipe no cuidado à criança com diabetes: a interseção necessária e educação em saúde voltada à criança diabética e sua família no contexto hospitalar. As enfermeiras reconheceram a atividade educativa como estratégia de cuidado interdisciplinar, que deve acontecer desde a admissão da criança no hospital. Contudo, apresentaram percepção reducionista, centrada na insulinoterapia e mudança de hábitos, o que demonstra a necessidade de abordagens mais criativas, capazes de potencializar os aspectos de aprendizagem e minimizar as lacunas que dificultam o adequado manejo da doença.


Palavras-chave


Criança hospitalizada; Diabetes Mellitus tipo 1; Educação em saúde; Cuidados de enfermagem

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Português English


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ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447