CONSULTA DE ENFERMAGEM AMPLIADA: POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO PARA A PRÁTICA DA INTEGRALIDADE EM SAÚDE

Maria Luiza Paz Machado, Dora Lucia Leidens Corrêa de Oliveira, Silvia Troyahn Manica

Resumo


Objetivou-se analisar uma intervenção no modo tradicional de ensinar a consulta de enfermagem e seu potencial para a formação de enfermeiros para a prática da integralidade em saúde. Pesquisa participante, desenvolvida com oito alunos do Curso de Enfermagem de uma universidade pública do sul do Brasil, no período de agosto a novembro de 2011. O contexto de estudo constituiu-se pelas consultas ambulatoriais e por vivências no cotidiano dos usuários. Os dados coletados por meio de grupo focal foram submetidos à análise temática, emergindo duas categorias: “A interatividade entre o cenário tradicional e o ampliado: possibilidades para o aprendizado da integralidade” e “A consulta de enfermagem ampliada: saberes gerados na experiência”. Evidenciou-se que a experiência foi produtora de saberes coerentes com a formação para integralidade. Conclui-se que a diversificação de cenários de aprendizagem pode configurar-se como estratégia pedagógica
com potência para provocar transformações no modelo de atenção/formação em saúde vigente.

Palavras-chave


Educação em Enfermagem; Educação em Saúde; Aprendizagem.

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ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447