Laboratório de enfermagem como subsistema tecnológico organizacional: análise de sua utilização através dos incidentes críticos
Resumo
Visualizando os laboratórios de enfermagem enquanto um dos subsistemas tecnológicos da Universidade, buscamos com este estudo detectar e dimensionar as ocorrências positivas e negativas vivenciadas pelo aluno de graduação, relacionadas à utilização destes laboratórios. Realizado na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, o estudo contou com uma amostra constituída por 160 alunos entre o segundo e quarto ano. A metodologia consistiu na utilização da técnica dos incidentes críticos aplicada através de entrevistas orientadas por duas questões norteadoras para obtenção de situações positivas e negativas. Obtivemos 448 incidentes críticos, sendo 186 (41,5%) positivos e 262 (58,5%) negativos, o que evidenciou a insatisfação do aluno de graduação no tocante às atividades desenvolvidas ou relacionadas ao uso de laboratório de enfermagem. Houve predominância de situações relacionadas ao desenvolvimento de aula prática (58%) quando colocada frente às de treino voluntário (18,1%), prova prática (9,6%) e outras atividades (14,3%).
Palavras-chave
Laboratório de enfermagem; Laboratório de ensino
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ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447