O Modelo Freireano de educação aplicado ao programa da disciplina prática de ensino de enfermagem

Fátima Neves do Amaral Costa, Lisete Diniz Ribas Casagrande

Resumo


O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de obter subsídios que respondessem às seguintes questões: “Como proporcionar experiências de aprendizagem significativas na disciplina Prática de Ensino de Enfermagem, para o devido preparo do enfermeiro, capacitando-o a exercer sua função educativa no ensino formal ou informal?”, “Como possibilitar, ainda, nessa disciplina, ao enfermerio, futuro professor, a análise do seu fazer pedagógico, suas implicações, no sentido de que eles se concientize de sua ação, para que ela se torne transformadora?”. As obras de Paulo Freire forneceram elementos teóricos que fundamentaram nosso trabalho que possui características da pesquisa qualitativa em educação. O resultado apresenta a estrutura do programa da disciplina Prática de Ensino de Enfermagem, buscando a ampliação de oportunidades favorecidas pela disciplina para o aprimoramento daconsciência do aluno em relação ao seu papel como futuro professor.

Palavras-chave


Planejamento de ensino; Conhecimento; Conscientização

Texto completo:

PDF


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447