O ENSINO DE ENFERMAGEM SOBRE HIV/AIDS SOB A ÓTICA DA CIDADANIA

Simone Camillo, Fabiana Tavolaro Maiorino, Loide Corina Chaves

Resumo


O objetivo foi verificar a percepção de docentes de Enfermagem sobre sua responsabilidade na prática pedagógica em HIV/Aids e se valorizam a construção do conhecimento sobre a temática do HIV/Aids centrado nos parâmetros voltados à cidadania. Estudo qualitativo, cujo referencial teórico foi o Pensamento Complexo de Morin. Participaram sete docentes de cinco instituições de ensino superior de São Paulo, no perído de janeiro a julho de 2010. Os dados foram coletados através do Grupo Focal e trabalhados por meio de Análise de Conteúdo. As categorias resultantes foram: A importância da reflexão e da criticidade do professor no ensino do HIV/Aids; O exercício da cidadania por meio do ensino de HIV/Aids e A compreensão do humano no ensino a partir da vivência com o indivíduo com HIV/Aids. O estudo mostra que o papel do professor no ensino do HIV/Aids é essencial para um posicionamento ético e cidadão do futuro enfermeiro.


Palavras-chave


Aids; Educação em enfermagem; Filosofia em enfermagem; Educação superior.

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ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447