Indicadores para reestruturação do currículo de graduação em enfermagem: expectativas dos profissionais e apreciação do currículo por ex-alunos

Maria Solange Guarino Tavares, Márcia Caron Ruffino, Branca Maria de Oliveira Santos, Lizete Diniz Ribas Casagrande

Resumo


Para orientar a reestruturação curricular da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo, foram utilizados como indicadores: 1) levantamento das expectativas dos profissionais de enfermagem quanto à profissão, funções, outros membros da equipe e docentes da Escola; 2) apreciação do currículo por esses profissionais (ex-alunos). Foram consultados 115 enfermeiros de 5 hospitais gerais de Ribeirão Preto. A categorização das respostas ao questionário aplicado permite afirmar que a função assistencial é mais enfatizada; as expectativas do indivíduo enquanto aluno se modificam com o exercício da profissão; 60% dos entrevistados consideram adequado o conteúdo das disciplinas de Graduação e 69,4% consideram dispensáveis às habilitações.

Palavras-chave


Currículo de Enfermagem; Habilitação

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ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447