INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA O AUTOMONITORAMENTO DA DRENAGEM CONTÍNUA NO PÓS-OPERATÓRIO DE MASTECTOMIA

Marcella Tardeli Esteves, Edvane Birelo Lopes de Domenico, Eliana Louzada Petito, Maria Gaby Rivero de Gutiérrez

Resumo


Trata-se de um estudo de intervenção educativa desenvolvido com o objetivo de avaliar o desempenho de pacientes
submetidas à cirurgia por câncer de mama, no automonitoramento do sistema de drenagem contínua. Foi realizado
no Ambulatório de Mastologia do Hospital São Paulo da Universidade Federal de São Paulo, entre maio de 2009
e março de 2010, após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa dessa instituição. Participaram 79 mulheres
que realizaram cirurgia por câncer de mama e portadoras do dreno. A intervenção constou de: aula e simulação do
manejo do sistema de drenagem contínua, avaliação do desempenho e reforço das orientações. Constatou-se que
o treinamento com foco no autocuidado exercido pelas pacientes, bem como a estratégia utilizada influenciaram
favoravelmente o automonitoramento do sistema de drenagem contínua, propiciando a prevenção de obstrução do
mesmo, evidenciada pelo percentual de pacientes que mantiveram a perviedade do sistema (84,2%).


Palavras-chave


Autocuidado; Simulação; Neoplasias da mama; Drenagem por sucção; Alta do paciente; Cuidados pós-operatórios

Texto completo:

PORTUGUÊS English


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ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447