SOMOS DO TAMANHO DE NOSSAS ASPIRAÇÕES (REFLEXOS DE NOSSAS ASPIRAÇÕES)

Liana Lautert, Eva Neri Rubim Pedro

Resumo


A Revista Gaúcha de Enfermagem é editada e publicada pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grade do Sul - UFRGS, com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa. Por isso ao escrever este Editorial ao apagar das luzes de 2012, é necessário que se faça menção a Escola de Enfermagem da
UFRGS que neste ano completou 62 anos de existência e a atual Diretora e Vice-Diretora que após oito anos encerram a gestão desta unidade acadêmica e também sua atuação no Conselho Diretor da Revista.
Nos últimos oito anos houve um esforço coletivo para articular e integrar o ensino, a pesquisa e a extensão na Escola de Enfermagem. Para tanto se agregaram docentes com a firme convicção de fortalecer e consolidar o existente, mas também ousar em novas propostas e projetos. Este movimento iniciou
com a discussão sobre o Projeto Político Pedagógico do curso de Bacharelado em Enfermagem de modo
a favorecer uma formação diversificada e estruturas curriculares flexíveis. Para isso foram promovidas oficinas e debates sobre a rotina acadêmica, os conteúdos programáticos, as metodologias de ensino, as formas de avaliação, o perfil do egresso e tantos outros temas que culminaram com a proposta de reformulação do Curso, em 2012.
À medida que as discussões avançavam foi se identificando a necessidade de ampliar a inserção da Escola em diferentes fóruns da sociedade de forma a lhe dar visibilidade e ao mesmo tempo criar estruturas para os estudantes e docentes exercerem suas potencialidades e empreendimentos. Assim foram estimulados, apoiados e propostos programas de colaboração, intercâmbios nacionais e internacionais,
estabelecidas parcerias/ convênios e protocolos e criadas redes de cooperação com intento do trabalho articulado.
Com o propósito de qualificar a enfermagem do Rio Grande do Sul também na Pós Graduação, os docentes da Escola criaram em 2005 o primeiro curso de Doutorado em Enfermagem do Estado, o qual atualmente tem conceito cinco com um auspicioso seis e que recebe estudantes de varias partes do Brasil e de outros países.
Criar estava na essência dos docentes. Em 2007 o Ministério da Educação lança o Plano de Apoio a Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), evento que impulsionou mais um projeto.
E assim foi proposto um “curso novo”, tanto no âmbito da Escola como no Brasil, o bacharelado em Saúde Coletiva que iniciou em 2009 e em 2012 forma a primeira turma. Este curso nasceu das discussões nacionais sobre a necessidade de um profissional que preenchesse algumas lacunas nos serviços de saúde e logo demandou um Programa de Pós Graduação o qual surgiu em 2011 por meio do Mestrado em Saúde Coletiva. Ainda no bojo da Pós Graduação, em 2012, foi proposto e aprovado o primeiro Doutorado Interinstitucional em Enfermagem.
O estímulo ao inovador também teve reflexos na pesquisa, em projetos ambiciosos, no numero crescente de docentes com projetos financiados e principalmente na excelência de algumas investigações. Isto exigiu que se ponderasse sobre um periódico de excelência para a publicação de tais resultados, qual seja a Revista Gaúcha de Enfermagem. Para tanto houve a necessidade de intensas discussões e estudos o que propiciou o refinamento de seu fluxograma iniciando pela submissão dos artigos, a avaliação pelos pares, a editoração e publicação e principalmente sua disponibilização a comunidade. Para isto, a Revista está disponível on line, gratuitamente, com os artigos na integra, na base de dados Scientific Electronic Library Online - Scielo desde 2009 e no Sistema de Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER da Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde 1983.
Ao fazer esta retrospectiva dos últimos oito anos ficam evidentes a determinação e confiança da comunidade da Escola de Enfermagem. Vê-se uma franca expansão em todos os ambitos, uma energia pungente, um desacomodar de todos, ousadia e disposição para novos desafios.
Para encerrar concorda-se com Fernando Pessoa quando afirma que “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”.
Um grande abraço a todos e muito obrigado.


Texto completo:

PDF


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447