CONSTRUÇÃO DE UMA TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE ENFERMAGEM SOBRE PUNÇÃO VENOSA PERIFÉRICA

NATASHA MARQUES FROTA, Thiago Moura de Araújo, Lívia Moreira Barros, Luana Nunes Caldini, Jennara Candido do Nascimento, Joselany Áfio Caetano

Resumo


O objetivo do estudo foi descrever a construção de um curso sobre punção venosa periférica utilizando as Tecnologias da Informação e Comunicação. Trata-se de uma pesquisa metodológica, desenvolvida na Universidade Federal do Ceará, de janeiro a março de 2012. As etapas de construção constituem-se em análise, desenho e desenvolvimento de acordo com o referencial teórico de Galvis-Panqueva. Na análise, foram delimitados os objetivos, o conteúdo, o público-alvo, o ambiente de estudo e a infraestrutura tecnológica. Na fase do desenho, foi avaliado o ambiente,
a estrutura de navegação e a interface do curso. O desenvolvimento consiste na materialização de todo o desenho elaborado na fase anterior. Realizadas as três fases de construção do curso, este foi disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem SOLAR. O produto final do curso apresenta-se como suporte aos estudantes de enfermagem e,
consequentemente, na formação de futuros enfermeiros na sua prática assistencial sobre punção venosa periférica.


Palavras-chave


Tecnologia. Informática em Enfermagem. Educação superior. Cateterismo periférico.

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ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447