Práticas educativas desenvolvidas por enfermeiros do Programa de Saúde da Família no Rio de Janeiro
Resumo
Foi desenvolvido um estudo descritivo de natureza qualitativa com o objetivo de analisar as práticas educativas desenvolvidas por enfermeiros no Programa Saúde da Família (PSF) nas comunidades que compõem o Complexo do Alemão, localizado no Município do Rio de Janeiro. A coleta de dados foi realizada em 2004, tendo sido aplicados o método de observação e a entrevista semi-estruturada com 12 enfermeiros das unidades de PSF. Da análise de conteúdo, foram construídas as seguintes categorias: tipos de práticas educativas, abordagem de educação e saúde tradicional e não-tradicional. Percebeuse uma dissociação entre o discurso e a prática, o que mostra a necessidade de associar o saber ao fazer e incorporar no cotidiano de enfermagem práticas educativas transformadoras. Pretende-se, com este trabalho, contribuir para a reflexão sobre a potencialidade da incorporação da prática educativa como forma de cuidado e sua relação com a participação e o estímulo à autonomia dos atores envolvidos.
Palavras-chave
Educação em enfermagem; Programa Saúde da Família; Promoção da saúde
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ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447