PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ACERCA DA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO NA AMÉRICA LATINA

Bruna Pedroso Canever, Marta Lenise do Prado, Vânia Marli Schubert Backes, Diana Coelho Gomes

Resumo


Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, com abordagem qualitativa, que teve como objetivo
conhecer o panorama da produção científica em Educação em Enfermagem latino-americana para compreender
como está sendo conduzida a formação dos futuros enfermeiros. A coleta de dados foi feita na base de dados
Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, no período entre 2005 e agosto de 2012.
Os descritores utilizados foram: Educação Superior, Currículo, Ensino, todos associados ao descritor “Educação
em Enfermagem”. Fizeram parte dos resultados desta pesquisa 82 estudos. A partir da leitura completa dos estudos, emergiram as seguintes categorias: “Currículo”, “Docentes”, “Processo Ensino-Aprendizagem”, “Estudantes” e “Avaliação”. Os resultados identificaram a preocupação dos autores na formação do enfermeiro com questões relativas à postura crítica e ações de cuidado integral à comunidade. É preciso avançar em relação à adoção de referencial teórico emancipador, que necessita ser incorporado e discutido entre as instâncias formadoras do enfermeiro.

Palavras-chave


Educação Superior, Educação em Enfermagem, Enfermagem

Texto completo:

PDF


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447