REVISÃO INTEGRATIVA: UM RETRATO DA MORTE E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO ACADÊMICO

Márcia Gabriela Rodrigues de Lima, Elisabeta Albertina Nietsche, Solange Capaverde dos Santos, Joice Ane Teixeira, Janilene Camara Bottega, Glaucia Dal Omo Nicola, Silomar Ilha

Resumo


Trata-se de uma revisão integrativa com objetivo de conhecer como a morte e o ensino sobre a morte e o morrer têm
sido abordados em publicações científicas na área da saúde. A pesquisa foi realizada nas bases de dados Literatura
da América Latina e Caribe em Ciências da Saúde e Base de Dados em Enfermagem, com os descritores “morte” e
“ensino”. O levantamento abrangeu as publicações nacionais indexadas entre 1998 a 2010, sendo identificados 14
artigos que compuseram o corpus do estudo. Os resultados apontaram que há despreparo dos discentes, docentes
e demais profissionais da saúde para trabalhar com a morte, já que receberam pouco ou nenhum preparo em sua
formação. Então, estimular as produções científicas nessa temática potencializa maior difusão desse conhecimento
específico e auxilia na preparação e formação dos profissionais para o enfrentamento do morrer e da morte.

Palavras-chave


Morte; Ensino; Enfermagem

Texto completo:

PDF


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447