LICENCIATURA E BACHARELADO EM ENFERMAGEM: experiências e expectativas de estudantes

Sueli Maria dos Reis Santos, Maria Cristina Pinto de Jesus, Miriam Aparecida Barbosa Merighi, Deíse Moura de Oliveira, Marcelo Henrique da Silva, Carla Toscano Carneiro, Priscila Sanches Aquino

Resumo


Estudo de abordagem fenomenológica que objetivou compreender a experiência do estudante que cursa a licenciatura
e o bacharelado em enfermagem concomitantemente. Foram realizadas entrevistas abertas com oito estudantes
de enfermagem de uma universidade pública do interior de Minas Gerais, tendo sido a análise compreensiva
dos dados realizada à luz da fenomenologia social de Alfred Schütz. Os re-sultados mostraram que os estudantes
observam uma desarticulação entre as disciplinas pedagógicas e o bacharelado, entretanto consideraram que a
licenciatura fornece subsídios para as ações educativas em enfermagem. Têm ainda expectativas de atuar na educação
em saúde e de tornarem-se docentes de enfermagem. Acerca do bacharelado e licenciatura em enfermagem,
considera-se que se constituem em uma articulação que promove ampliação do conhecimento dos estudantes e
gera expectativas relacionadas à atuação profissional, todavia apresenta lacunas que precisam ser revistas pelos que
atuam no ensino de enfermagem, contemplando as especificidades teórico-práticas exigidas na formação do enfermeiro.

Palavras-chave


Enfermagem; Educação em Enfermagem; Ensino Superior

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ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447