LICENCIATURA E BACHARELADO EM ENFERMAGEM: experiências e expectativas de estudantes
Resumo
Estudo de abordagem fenomenológica que objetivou compreender a experiência do estudante que cursa a licenciatura
e o bacharelado em enfermagem concomitantemente. Foram realizadas entrevistas abertas com oito estudantes
de enfermagem de uma universidade pública do interior de Minas Gerais, tendo sido a análise compreensiva
dos dados realizada à luz da fenomenologia social de Alfred Schütz. Os re-sultados mostraram que os estudantes
observam uma desarticulação entre as disciplinas pedagógicas e o bacharelado, entretanto consideraram que a
licenciatura fornece subsídios para as ações educativas em enfermagem. Têm ainda expectativas de atuar na educação
em saúde e de tornarem-se docentes de enfermagem. Acerca do bacharelado e licenciatura em enfermagem,
considera-se que se constituem em uma articulação que promove ampliação do conhecimento dos estudantes e
gera expectativas relacionadas à atuação profissional, todavia apresenta lacunas que precisam ser revistas pelos que
atuam no ensino de enfermagem, contemplando as especificidades teórico-práticas exigidas na formação do enfermeiro.
e o bacharelado em enfermagem concomitantemente. Foram realizadas entrevistas abertas com oito estudantes
de enfermagem de uma universidade pública do interior de Minas Gerais, tendo sido a análise compreensiva
dos dados realizada à luz da fenomenologia social de Alfred Schütz. Os re-sultados mostraram que os estudantes
observam uma desarticulação entre as disciplinas pedagógicas e o bacharelado, entretanto consideraram que a
licenciatura fornece subsídios para as ações educativas em enfermagem. Têm ainda expectativas de atuar na educação
em saúde e de tornarem-se docentes de enfermagem. Acerca do bacharelado e licenciatura em enfermagem,
considera-se que se constituem em uma articulação que promove ampliação do conhecimento dos estudantes e
gera expectativas relacionadas à atuação profissional, todavia apresenta lacunas que precisam ser revistas pelos que
atuam no ensino de enfermagem, contemplando as especificidades teórico-práticas exigidas na formação do enfermeiro.
Palavras-chave
Enfermagem; Educação em Enfermagem; Ensino Superior
Texto completo:
PDFATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:
https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo
ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447