ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO CUIDADO EM ENFERMAGEM: um olhar sobre as tendências pedagógicas
Resumo
Determinar estratégias de ensino para os conteúdos e conceitos imbricados no cuidado, configura-se em um desafio
para educadores na área da enfermagem. Este estudo é de caráter qualitativo, descritivo-exploratório, cujo
objetivo foi conhecer as estratégias empregadas para ensinar o cuidado em enfermagem, utilizadas por dez enfermeiros
professores do curso de Enfermagem de uma universidade na região metropolitana de Porto Alegre, Rio
Grande do Sul. As informações foram coletadas pela técnica de Grupo Focal, no período de junho de 2004 a março
de 2005. Da análise temática dos dados resultou a categoria Estratégias de Ensino do Cuidado, com as subcategorias
demonstração, exposição, observação e discussão. As evidências apontam para tentativas de substituir a proposta
tradicional de transmissão de conteúdos, sem, apresentarem, efetivamente, outra tendência pedagógica que não a
tradicional. Conclui-se que a competência técnica ainda é privilegiada, desconsiderando o aprendizado voltado
para o desenvolvimento de postura crítica e reflexiva.
para educadores na área da enfermagem. Este estudo é de caráter qualitativo, descritivo-exploratório, cujo
objetivo foi conhecer as estratégias empregadas para ensinar o cuidado em enfermagem, utilizadas por dez enfermeiros
professores do curso de Enfermagem de uma universidade na região metropolitana de Porto Alegre, Rio
Grande do Sul. As informações foram coletadas pela técnica de Grupo Focal, no período de junho de 2004 a março
de 2005. Da análise temática dos dados resultou a categoria Estratégias de Ensino do Cuidado, com as subcategorias
demonstração, exposição, observação e discussão. As evidências apontam para tentativas de substituir a proposta
tradicional de transmissão de conteúdos, sem, apresentarem, efetivamente, outra tendência pedagógica que não a
tradicional. Conclui-se que a competência técnica ainda é privilegiada, desconsiderando o aprendizado voltado
para o desenvolvimento de postura crítica e reflexiva.
Palavras-chave
Ensino, Aprendizagem, Estratégias, Educação em Enfermagem
Texto completo:
PDFATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:
https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo
ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447