ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO CUIDADO EM ENFERMAGEM: um olhar sobre as tendências pedagógicas

Daniele Delacanal Lazzari, Eva Neri Rubin Pedro, Márcia Otero Sanches, Walnice Jung

Resumo


Determinar estratégias de ensino para os conteúdos e conceitos imbricados no cuidado, configura-se em um desafio
para educadores na área da enfermagem. Este estudo é de caráter qualitativo, descritivo-exploratório, cujo
objetivo foi conhecer as estratégias empregadas para ensinar o cuidado em enfermagem, utilizadas por dez enfermeiros
professores do curso de Enfermagem de uma universidade na região metropolitana de Porto Alegre, Rio
Grande do Sul. As informações foram coletadas pela técnica de Grupo Focal, no período de junho de 2004 a março
de 2005. Da análise temática dos dados resultou a categoria Estratégias de Ensino do Cuidado, com as subcategorias
demonstração, exposição, observação e discussão. As evidências apontam para tentativas de substituir a proposta
tradicional de transmissão de conteúdos, sem, apresentarem, efetivamente, outra tendência pedagógica que não a
tradicional. Conclui-se que a competência técnica ainda é privilegiada, desconsiderando o aprendizado voltado
para o desenvolvimento de postura crítica e reflexiva.

Palavras-chave


Ensino, Aprendizagem, Estratégias, Educação em Enfermagem

Texto completo:

PDF


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447