A prática discente na construção do conhecimento sobre o fenômeno das drogas

Vanessa Oliveira Guimarães dos Santos, Octavio Muniz da Costa Vargens

Resumo


 Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, desenvolvida com estudantes de graduação em enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Teve como objetivo discutir as ações vivenciadas e a prática social efetivada pelos acadêmicos no atendimento a usuários de drogas. Os dados foram coletados de dezembro de 2008 a janeiro de 2009, utilizando-se grupos focais constituídos por 19 acadêmicos dos três últimos semestres do curso. O projeto foi aprovado pela Comissão de Ética em Pesquisa da UERJ e os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os resultados evidenciaram a dificuldade discente no enfrentamento da realidade, decorrente do contraste entre teoria e prática, apontando como dificuldade decorrente da condução docente inapropriada. Conclui-se que as instituições de ensino devem otimizar a utilização do processo de ensinagem. A formação dos profissionais, relacionada ao fenômeno das drogas, mostra-se essencial por ser cada vez mais freqüente no cotidiano.


Palavras-chave


Enfermagem; ensino; drogas ilícitas

Texto completo:

PDF


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447