Implementação do telemonitoramento de COVID-19: repercussões na formação acadêmica em enfermagem

Clarissa Bohrer da Silva, Letícia de Lima Trindade, Marta Kolhs, Saionara Vitória Barimacker, Lígia Schacht, Micheli Bordignon

Resumo


Objetivo: Relatar as repercussões da implementação do monitoramento dos casos suspeitos e confirmados de COVID-19 na formação acadêmica em enfermagem. Método: Relato de experiência, descritivo, vivenciado por 14 discentes e três docentes no telemonitoramento de casos de COVID-19, durante o Estágio Curricular Supervisionado em Enfermagem de uma instituição do Sul do Brasil, ocorrido nos meses de junho a agosto de 2020, em uma sala da universidade. Resultados: O telemonitoramento aos usuários oportunizou repercussões na formação acadêmica nas dimensões assistencial, gerencial, educativa e investigativa, de modo a fomentar a integração ensino-serviço e oportunizar o desenvolvimento de ferramentas de trabalho que promovam o acesso aos serviços e a qualificação da prática clínica dos enfermeiros. Considerações finais: O monitoramento repercutiu na importância do desenvolvimento tecnológico e técnico-científico dos futuros enfermeiros, atentando para o uso de dispositivos de acompanhamento e suporte dos usuários na busca pela promoção da saúde integral. Palavras-chave: Enfermagem. Atenção Primária à Saúde. Cuidados de enfermagem. Infecções por coronavírus. Telemonitoramento. Pandemias.

Palavras-chave


Enfermagem. Atenção Primária à Saúde. Cuidados de enfermagem. Infecções por coronavírus. Telemonitoramento. Pandemias.

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PORTUGUÊS


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ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447