Bundle para atendimento de recém-nascidos filhos de mães com suspeita ou diagnóstico confirmado de Covid-19

Maria Paula Custódio Silva, Nylze Helena Guillarducci Rocha, Cinthia Lorena Silva Barbosa Teixeira, Flávia da Veiga Ued, Mariana Torreglosa Ruiz, Divanice Contim

Resumo


RESUMO
Objetivo: Construir e validar o conteúdo de um bundle para atendimento de recém-nascidos filhos de mães com suspeita ou diagnóstico confirmado de COVID-19 na sala de parto e no alojamento conjunto. Método: Pesquisa metodológica, desenvolvida no ano de 2020, em três etapas: levantamento bibliográfico, construção do instrumento no Google Formulários® e validação de conteúdo por sete juízes. O instrumento inicial foi composto por sete cuidados de Enfermagem. O Índice de Validade de Conteúdo acima de 80% foi utilizado para avaliar a concordância entre os juízes.
Resultados: Todos os itens do bundle alcançaram concordância entre os juízes acima de 80% após a terceira rodada de avaliação. A versão final foi composta por seis itens.
Conclusão: Este estudo permitiu a construção e a validação de conteúdo do bundle proposto. O conteúdo demonstrou-se válido e poderá contribuir para a qualidade da assistência de Enfermagem frente ao atendimento desses recém-nascidos.
Palavras-chave: Infecções por coronavírus. Recém-nascido. Enfermagem.


Palavras-chave


Infecções por coronavírus. Recém-nascido. Enfermagem.

Texto completo:

PORTUGUÊS


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447