Adaptação do serviço de estomaterapia durante a pandemia do Covid-19: relato de experiência

Ana Karina Silva da Rocha Tanaka, Rosaura Soares Paczek, Bruna Noschang de Brum, Daniela Trintinaia Brito, Elaine Maria Alexandre, Alessandra Garcia de Figueiredo Agostini

Resumo


RESUMO
Objetivo: Relatar a experiência das adaptações do serviço de estomaterapia durante a pandemia do Covid-19.
Método: Relato de experiência relacionado às adaptações na rotina de trabalho em tempos de pandemia do Covid-19, no período de março a maio de 2020 em um centro de referência em estomaterapia de uma cidade da região sul do Brasil.
Resultados: As rotinas de trabalho foram adaptadas para adequar às medidas de proteção para os servidores e usuários que utilizaram os serviços de estomaterapia. Foram implantados alguns processos assistências para a flexibilização do acesso de usuários para atendimento, e modificações de rotinas para o aumento da segurança dos profissionais da saúde e usuários.
Conclusão: A necessidade em adequar a área física, repensar a dinâmica do atendimento, uso de equipamentos de proteção individual, orientações para servidores e pacientes foi de fundamental importância para seguir o atendimento à população com segurança em tempos de pandemia.
Palavras-chave: Infecções por coronavirus. Atenção Primária à Saúde. Pandemias. Saúde pública. Adaptação.


Palavras-chave


Infecções por coronavirus. Atenção Primária à Saúde. Pandemias. Saúde pública. Adaptação.

Texto completo:

PORTUGUÊS


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447