Utilização de tecnologias por enfermeiros no gerenciamento da Atenção Primária à Saúde

Bruno César Gomes Fernandes, José Nildo de Barros Silva Júnior, Haline Costa dos Santos Guedes, Diego Bruno Gonçalves Macedo, Matheus Figueiredo Nogueira, Anne Jaquelyne Roque Barrêto

Resumo


RESUMO
Objetivo: Analisar as ações de gerenciamento de enfermeiros em serviços de Atenção Primária à Saúde na perspectiva das tecnologias.
Método: Estudo descritivo-exploratório com abordagem quantitativa, realizado de fevereiro a abril de 2019. Através da snowball technique, a amostra foi composta por 42 enfermeiros da Atenção Primária à Saúde, utilizando-se ferramenta eletrônica para coleta de dados. Os dados foram analisados por meio de técnicas de estatística descritiva.
Resultados: 54,8% dos enfermeiros utilizam tecnologias através de sistemas eletrônicos SISREG e PEC, da qualificação do cuidado relacionada a educação permanente em saúde, de cursos online e presenciais, além do uso de tecnologias do cuidado como o telessaúde e a telemedicina.

Conclusão: As ações de gerenciamento voltadas a tecnologia apresentaram utilização tímida. Os enfermeiros necessitam empoderar-se destes dispositivos organizacionais, tendo em vista o aprimoramento da assistência e qualidade do cuidado ao usuário.

Palavras-chave: Enfermagem. Atenção primária à saúde. Gestão em saúde. Tecnologia biomédica.


Palavras-chave


Enfermagem. Atenção primária à saúde. Gestão em saúde. Tecnologia biomédica.

Texto completo:

PORTUGUÊS


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447