Desenvolvimento de liderança de acadêmicos de enfermagem em um centro de material e esterilização

Crislaine Pires Padilha Paim, Ana Karina da Silva Rocha Tanaka, Daniela Silva dos Santos Schneider, Sara Satie Yamamoto, Rafael Rambo, Bernarda Cassaro

Resumo


RESUMO
Objetivo: Analisar as vivências de acadêmicos de enfermagem durante o estágio curricular obrigatório hospitalar em um Centro de Material e Esterilização com foco no desenvolvimento de liderança.
Método: Trata-se de um relato de experiência de estágio curricular obrigatório hospitalar ancorado nas diretrizes curriculares nacionais para a enfermagem, de cunho descritivo-reflexivo, realizado em um hospital geral universitário no sul do Brasil, no período de março à junho de 2019.
Resultados: Foram desenvolvidas atividades que proporcionaram o desenvolvimento de aspectos de liderança como gestão de pessoas, gestão de órteses e próteses, do planejamento cirúrgico, da gestão de conflitos e comunicação assertiva.
Considerações finais: O estágio curricular obrigatório hospitalar em Centro de Materiais e Esterilização favoreceu aos estudantes o processo de liderança, a gestão, a tomada de decisão e desenvolvimento da autonomia de enfermeiros líderes.
Palavras-chave: Esterilização. Educação em enfermagem. Liderança. Estudantes de enfermagem.


Palavras-chave


Esterilização. Educação em enfermagem. Liderança. Estudantes de enfermagem.

Texto completo:

PORTUGUÊS ENGLISH


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447