O cuidado empreendedor de enfermagem induzindo práticas saudáveis em comunidades vulneráveis

Dirce Stein Backes, Nathalia Hoffmann Adames, Amanda Schneider Weissheimer, Andreas Büscher, Marli Terezinha Stein Backes, Alacoque Lorenzini Erdmann

Resumo


Objetivo: Compreender o significado do cuidado empreendedor de enfermagem como indutor de práticas saudáveis em comunidades vulneráveis.  Método: Teoria fundamentada nos dados, cuja coleta de dados ocorreu em 2019, a partir de entrevistas com 19 participantes da região central do Rio Grande do Sul e análise comparativa dos dados.  Resultados: Delimitou-se o fenômeno: Vivenciando pequenas/grandes transformações na invisibilidade do dia a dia na promoção de práticas saudáveis em comunidades vulneráveis. Norteado pelo modelo paradigmático, as categorias foram denominadas com base nos componentes: Condição: Realizando escolhas e negociando trocas inegociáveis; Ação/interação: Motivando-se para a manutenção das necessidades humanas básicas; Consequência: Ampliando perspectivas e transcendendo limites pessoais e coletivos. Conclusão: O cuidado empreendedor de enfermagem como indutor de práticas saudáveis em comunidades vulneráveis, não se reduz a uma teoria científica ou à apreensão descontextualizada de viver saudável, mas se amplia no alcance de pequenas/grandes transformações que ocorrem na invisibilidade do cotidiano. Palavras-chave: Teoria Fundamentada. Pesquisa qualitativa. Cuidados de enfermagem. Enfermagem em saúde comunitária. Sistema Único de Saúde.

Palavras-chave


Teoria Fundamentada. Pesquisa qualitativa. Cuidados de enfermagem. Enfermagem em saúde comunitária. Sistema Único de Saúde.

Texto completo:

PORTUGUÊS ENGLISH


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447