Abordagem híbrida na educação permanente de profissionais de enfermagem sobre cessação do tabagismo

Fernanda Guarilha Boni, Lyana Duarte Borba Da Silva, Jamila Ivanise Grigolo, Solange Klockner Boaz, Ana Luísa Petersen Cogo, Isabel Cristina Echer

Resumo


Objetivo: Desenvolver e validar o conteúdo de uma intervenção educativa sobre cessação do tabagismo aos profissionais de enfermagem utilizando abordagem híbrida.  Método: Estudo de desenvolvimento e validação por consenso de especialistas do curso “Cessação do Tabagismo” para profissionais de enfermagem sobre abordagens ao paciente tabagista conduzido no ano de 2018. Para refinamento e validação do conteúdo final contou-se com amostra de conveniência composta por 12 profissionais com expertise na temática e considerado 80% de consenso entre os participantes. Resultados: A construção do curso envolveu a escolha dos assuntos, produção e validação dos conteúdos. Como estratégia de ensino utilizou-se abordagem híbrida que possui etapa on-line interativa e um encontro presencial para discussão de conceitos e troca de experiências. Conclusão: O curso utilizando método híbrido de ensino se mostrou inovador, de baixo custo e com grande capacidade de difusão do conhecimento, sendo um importante aliado à educação permanente em saúde. Palavras-chave: Tabagismo. Educação continuada em enfermagem. Educação à distância.

Palavras-chave


Tabagismo. Educação continuada em enfermagem. Educação à distância.

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ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447