Campanha Nursing Now e seu impacto no ensino da enfermagem em uma universidade federal

Rúbia Knobeloch dos Santos, Eluiza Macedo, Bárbara Rodrigues Araujo, Ana Amélia Antunes Lima, Graciele Fernanda da Costa Linch, Rita Catalina Aquino Caregnato

Resumo


Objetivo: Relatar as ações desenvolvidas por um grupo na campanha Nursing Now e o seu impacto no ensino da enfermagem. Método: Trata-se de um relato de experiência acerca da atuação de um grupo composto por professoras enfermeiras, acadêmicas e mestrandas de uma universidade federal do Brasil para promover a campanha Nursing Now, desenvolvendo ações no segundo semestre de 2019. Resultados: O grupo planejou e executou ações educativas promovendo o trabalho realizado pela Enfermagem na academia. A participação ativa do grupo em quatro grandes eventos resultou na visibilidade e valorização do trabalho desenvolvido pela profissão. Conclusão: O grupo organizado gerou ações que causaram impacto positivo dentro e fora da universidade, dando visibilidade à profissão e às ações desenvolvidas. O ambiente acadêmico, associado à mobilização mundial da campanha, promoveu um contexto favorável para o debate acerca da valorização da categoria e da liderança na enfermagem. Palavras-chave: Enfermagem. Ensino. Liderança. Universidades.


Palavras-chave


Enfermagem. Ensino. Liderança. Universidades.

Texto completo:

PORTUGUÊS ENGLISH


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447