Estratégia de enfrentamento para covid-19 na atenção primária à saúde: relato de experiência em Salvador-BA

Lélia Mendes Sobrinho de Oliveira, Nildete Pereira Gomes, Emanuela Santos Oliveira, Alice de Andrade Santos, Larissa Chaves Pedreira

Resumo


RESUMO
Objetivo: Relatar a experiência de ações de enfrentamento ao Coronavírus desenvolvidas pela atenção primária à saúde do município de Salvador, Bahia, Brasil.
Métodos: Trata-se de um relato da experiência realizado por uma enfermeira da gestão de saúde do município de Salvador, no enfrentamento ao Coronavírus, no período de 26 de fevereiro a 26 de abril de 2020.
Resultados: Foi elaborado um fluxo de ação para enfrentamento ao Coronavírus na rede de atenção primária à saúde, objetivando implementar condutas frente à pandemia. Os profissionais foram treinados para identificar casos suspeitos de contaminação e orientar
ou encaminhar essas pessoas ao serviço de saúde.
Conclusão: Concluiu-se que a construção de um fluxo para atendimento de casos suspeitos de contaminação pelo Coronavírus foi relevante para amenizar os impactos, protegendo comunidade e profissionais envolvidos.
Palavras-chave: Atenção primária à saúde. Infecções por coronavírus. Síndrome respiratória aguda grave. Profissionais de enfermagem. Pandemias.


Palavras-chave


Atenção primária à saúde. Infecções por coronavírus. Síndrome respiratória aguda grave. Profissionais de enfermagem. Pandemias.

Texto completo:

PORTUGUÊS ENGLISH


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447