A SAÚDE BUCAL E AS FUNÇÕES DA MASTIGAÇÃO E DEGLUTIÇÃO NOS IDOSOS

Autores

  • Maria Cristina Almeida Freitas Cardoso Centro Universitario Metodista IPA
  • Roseneide Vieira Bujes Centro Universitario Metodista IPA

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.9580

Palavras-chave:

Envelhecimento, Idoso, Mastigação, Deglutição, Saúde Bucal.

Resumo

Objetivo - Estabelecer relações entre a saúde bucal do idoso no Brasil, com as funções de mastigação e deglutição. Metodologia – Revisão sistemática da literatura científica publicada nos últimos 10 anos. Resultados e Discussão – As alterações dentárias encontradas nos idosos decorrem de programas de saúde bucal falhos e da falsa idéia de normalidade para a perda dentária com a idade. As interrelações entre a saúde bucal com as funções da mastigação e da deglutição se dão pela ausência de dentes no idoso, fato este que interfere na boa coesão do bolo alimentar, impossibilitando uma deglutição eficiente, prejudicando a alimentação e podendo causar danos ao estado nutricional do mesmo. Considerações Finais – Na senescência ocorrem modificações paulatinas das estruturas e funções estomatognáticas, caracterizadas pela perda de tônus e de força muscular orofacial, dificultando o controle do bolo alimentar, ao mesmo tempo que estas podem acentuar-se com a falta de dentes. Esses dados mostram a necessidade de programas de orientação voltados para a prevenção e reabilitação da saúde bucal, integrando as ações dos profissionais fonoaudiólogos e odontólogos.

Palavras Chaves: Envelhecimento; Idoso; Mastigação; Deglutição; Saúde Bucal.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Almeida Freitas Cardoso, Centro Universitario Metodista IPA

Fonoaudióloga, Mestre em Disturbios da Comunicaçao Humana (UFSM/RS); doutoranda em Gerontologia Biomédica (PUCRS); professora do curso de graduaçao em Fonoaudiologia e da pos graduaçao em Fonoaudiologia Hospitalar do Centro Universitário Metodista IPA; supervisora de estagio em fonoaudiologia clinica infantil e hospitalar adulto.

Roseneide Vieira Bujes, Centro Universitario Metodista IPA

Bacharel em Fonoaudiologia; Especializanda em Geriatria e Gerontologia (Centro Universitario Metodista IPA)

Downloads

Publicado

2010-02-10

Como Citar

Cardoso, M. C. A. F., & Bujes, R. V. (2010). A SAÚDE BUCAL E AS FUNÇÕES DA MASTIGAÇÃO E DEGLUTIÇÃO NOS IDOSOS. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 15(1). https://doi.org/10.22456/2316-2171.9580

Edição

Seção

Artigos originais