AUTORIA DIGITAL DE IDOSOS: A PRODUÇÃO DE INFOGRÁFICOS EM UM CURSO DE INCLUSÃO DIGITAL

Autores

  • Leticia Rocha Machado UFRGS, NUTED
  • Anna Helena Sonego UFRGS, NUTED
  • Ana Carolina Ribeiro Ribeiro UFRGS, NUTED
  • Jozelina Silva da Silva Mendes UFRGS, NUTED
  • Patricia Alejandra Behar UFRGS, NUTED

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.89047

Palavras-chave:

Idoso, Educação continuada, Autoria, Aprendizagem

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar as possíveis contribuições
da autoria digital, por meio de infográficos, para um grupo de idosos
participantes de um curso de inclusão digital. O envelhecimento da
população e o aumento do uso das tecnologias digitais são realidades
atuais. Dessa forma, percebe-se a necessidade de propor situações
que permitam aos idosos a experiência frente aos recursos digitais a
fim de que eles sejam incluídos tecnologicamente. A pesquisa teve
uma abordagem qualitativa e quantitativa. Participaram do estudo 25
idosos de um projeto de inclusão digital realizado em uma universidade
pública no sul do Brasil. Para a coleta de dados, utilizou-se um
questionário contendo perguntas abertas e fechadas, observação
participante e análise de infográficos construídos. Os depoimentos
dos participantes viabilizaram observar uma melhoria na autoestima
dos idosos pela possibilidade de desenvolver em infográficos por
meio da autoria digital. A partir da análise de dados, também se
observou que, apesar das dificuldades apresentadas com a utilização
da ferramenta digital, a maioria dos participantes afirmou que
pretende utilizar a ferramenta novamente. Tais evidências apontam
que a realização desse tipo de atividade pode constituir-se em uma
oportunidade de inclusão social por meio da inclusão digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leticia Rocha Machado, UFRGS, NUTED

Graduada em Pedagogia com Habilitação em Multimeios e Informática Educativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande d dos Sul (PUC-RS) e Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora do Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação (NUTED-UFRGS).

Anna Helena Sonego, UFRGS, NUTED

Graduada em Tecnologia em Agropecuária: Agroindústria Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Graduada em Formação de Professores para Educação Profissional pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora do Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação (NUTED-UFRGS).

Ana Carolina Ribeiro Ribeiro, UFRGS, NUTED

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Graduada em Pedagogia Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisadora do Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação (NUTED-UFRGS).

Jozelina Silva da Silva Mendes, UFRGS, NUTED

Graduada em Letras Português/Espanhol pela Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS) e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora do Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação (NUTED-UFRGS).

Patricia Alejandra Behar, UFRGS, NUTED

Doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professora titular da Faculdade de Educação e dos cursos de Pós Graduação em Educação (PPGEdu) e em Informática na Educação (PPGIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2020-03-13

Como Citar

Machado, L. R., Sonego, A. H., Ribeiro, A. C. R., Mendes, J. S. da S., & Behar, P. A. (2020). AUTORIA DIGITAL DE IDOSOS: A PRODUÇÃO DE INFOGRÁFICOS EM UM CURSO DE INCLUSÃO DIGITAL. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 25(1). https://doi.org/10.22456/2316-2171.89047

Edição

Seção

Artigos originais