AUTORIA DIGITAL DE IDOSOS: A PRODUÇÃO DE INFOGRÁFICOS EM UM CURSO DE INCLUSÃO DIGITAL

Leticia Rocha Machado, Anna Helena Sonego, Ana Carolina Ribeiro Ribeiro, Jozelina Silva da Silva Mendes, Patricia Alejandra Behar

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo analisar as possíveis contribuições
da autoria digital, por meio de infográficos, para um grupo de idosos
participantes de um curso de inclusão digital. O envelhecimento da
população e o aumento do uso das tecnologias digitais são realidades
atuais. Dessa forma, percebe-se a necessidade de propor situações
que permitam aos idosos a experiência frente aos recursos digitais a
fim de que eles sejam incluídos tecnologicamente. A pesquisa teve
uma abordagem qualitativa e quantitativa. Participaram do estudo 25
idosos de um projeto de inclusão digital realizado em uma universidade
pública no sul do Brasil. Para a coleta de dados, utilizou-se um
questionário contendo perguntas abertas e fechadas, observação
participante e análise de infográficos construídos. Os depoimentos
dos participantes viabilizaram observar uma melhoria na autoestima
dos idosos pela possibilidade de desenvolver em infográficos por
meio da autoria digital. A partir da análise de dados, também se
observou que, apesar das dificuldades apresentadas com a utilização
da ferramenta digital, a maioria dos participantes afirmou que
pretende utilizar a ferramenta novamente. Tais evidências apontam
que a realização desse tipo de atividade pode constituir-se em uma
oportunidade de inclusão social por meio da inclusão digital.


Palavras-chave


Idoso, Educação continuada, Autoria, Aprendizagem

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/2316-2171.89047

Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento. ISSN: 1517-2473 (impresso) e 2316-2171 (eletrônico)
Qualis Capes 2019, A3