DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE INCLUSÃO DIGITAL PARA IDOSOS

Autores

  • Taiuani Marquine Raymundo Programa de Pós Graduação Interunidades Bioengenharia EESC/FMRP/IQSC - Universidade de São Paulo
  • Henrique Teixeira Gil Age.Comm – Instituto Politécnico de Castelo Branco - Portugal.
  • Lilian Dias Bernardo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.87420

Palavras-chave:

Envelhecimento, Tecnologia, Ensino, Aprendizagem, Inclusão Digital

Resumo

O envelhecimento populacional, em uma sociedade cada vez mais digital faz com que seja necessário desenvolver estratégias para que os idosos possam se sentir incluídos de forma a poderem desfrutar destas novas soluções tecnológico-digitais no seu processo de envelhecimento. Para o efeito, é fundamental que sejam desenvolvidos e implementados projetos que visem à inclusão digital dos idosos e, consequentemente, a inclusão social desse segmento populacional. Neste sentido, deverão ser criadas todas as condições para que os idosos possam conhecer e aprender a utilizar os recursos digitais de forma a poderem utilizá-los em suas atividades diárias. Este artigo teórico pretende promover uma reflexão acerca das variáveis associadas à implementação e desenvolvimento de projetos/programas de inclusão digital para os idosos, nas seguintes pertentes: a) logística, ambiente físico e características e quantidade dos participantes; b) equipamentos tecnológicos e TIC; c) recursos analógicos. Da leitura do artigo ficará claro que um programa de formação em inclusão digital terá que ser formatado para uma população específica – os idosos – considerando-se um conjunto de características que implicam um cuidado especial e uma coerência que, para além de ser de cunho tecnológico-digital, tem que se precaver de variáveis de aspecto social e afetivo.

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Biografia do Autor

Henrique Teixeira Gil, Age.Comm – Instituto Politécnico de Castelo Branco - Portugal.

Doutor em Filosofia na Educação – University of Exeter (UK). Pós Doutorado em Política Social – Literacia Digital – Universidade de Lisboa. Age.Comm – Instituto Politécnico de Castelo Branco - Portugal.

Lilian Dias Bernardo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Graduada em Terapia Ocupacional. Doutora em Saúde Coletiva - área: Políticas, Planejamento e Administração em Saúde (UERJ). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Curso de Terapia Ocupacional.

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Publicado

2019-12-01

Como Citar

Marquine Raymundo, T., Teixeira Gil, H., & Dias Bernardo, L. (2019). DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE INCLUSÃO DIGITAL PARA IDOSOS. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 24(3). https://doi.org/10.22456/2316-2171.87420

Edição

Seção

Artigos