PERCEPÇÃO DOS IDOSOS SOBRE O PAPEL DO ENFERMEIRO NUM CENTRO DE CONVIVÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.86693

Palavras-chave:

Saúde do Idoso, Socialização, Serviços de Saúde para Idosos, Educação em Enfermagem.

Resumo

Introdução: O Centro de Convivência de Idosos (CCI) é um espaço  destinado ao bem-estar da pessoa idosa. O acompanhamento de profissionais de saúde, em especial o enfermeiro nesse espaço contribui para promoção da saúde e prevenção de agravos. Objetivo: Compreender a percepção dos idosos quanto a atuação do enfermeiro no Centro de Convivência. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória, de abordagem qualitativa realizada em um município da região do Sudoeste do estado de Mato Grosso, com idosos participantes de um CCI. A coleta de dados ocorreu em setembro de 2014, por meio da técnica de entrevista. A quantidade de sujeitos foi definida por saturação dos dados.
Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Emergiram duas categorias: “O enfermeiro e o Centro de Convivência” e “O cuidado de enfermagem no Centro de Convivência”. Considerações finais: Os idosos relataram que a presença do enfermeiro no CCI facilita os cuidados e intervenções de saúde, além do estabelecimento de ações e práticas voltadas ao envelhecimento saudável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliane Batista da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso -UNEMAT.

Enfermeira Assistencial no Hospital e Maternidade Nova Olimpia.

Claudia Moreira de Lima, Universidade de Cuiabá - UNIC.

Bacharel em Enfermagem pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2014). Especialização em Urgência e Emergência e Gestão em Serviços Pré-Hospitalar pela Faculdade Afirmativo - FAFI (2016). Mestranda do Programa Ambiente e Saúde área de concentração poluentes ambientais da água e solo e doenças relacionadas pela Universidade de Cuiabá - UNIC (2017-2019). Ensino e Extensão na Área da Saúde e Enfermagem. Os projetos de extensão abrangem a prevenção e promoção da saúde.

Jefferson Tennesse da Silva Vicente, Universidade de Cuiabá - UNIC.

Mestrando em Ambiente e Saúde área de concentração poluentes ambientais da água e solo e doenças relacionadas pela Universidade de Cuiabá - UNIC.

Grasiela Cristina Silva Botelho Silvestre, Universidade de Cuiabá - UNIC.

Graduada em Enfermagem pela União de Ensino Superior de Diamantino Ltda (2012). Especialização em Enfermagem Obstétrica e UTI Neonatal pela EduCareMT- Instituto de Pós-Graduação e Assessoria Superior de MT. Especialização em Andamento em Docência Universitária pela FID - Faculdades Integradas de Diamantino. Docente da Graduação do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso - UNEMAT, Campus de Diamantino. 

Akeisa Dieli Ribeiro Dalla Vechia, Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT.

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2015). Especialista em Políticas Públicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) (2017). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) (2018). Membro do Grupo de Estudos do Envelhecimento e da Pessoa Idosa (GEEPI) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Pesquisadora do Grupo Cultura, Política e Sociedade (UNEMAT) na linha de pesquisa: Estado, Democracia e Políticas Públicas.

Laíza Strinta Castelli, Universidade de Cuiabá -UNIC.

Mestranda em Ambiente e Saúde pela Universidade de Cuiabá - UNIC. Especialista em Gerenciamento da Atenção Primária com Ênfase na Saúde da Família, Docência Universitária e Obstetrícia e UTI Neonatal. Bacharel em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem na Universidade Estadual de Mato Grosso/UNEMAT, Campus Universitário Francisco Ferreira Mendes.

Downloads

Publicado

2021-04-10

Como Citar

Silva, J. B. da, Lima, C. M. de, Vicente, J. T. da S., Silvestre, G. C. S. B., Vechia, A. D. R. D., & Castelli, L. S. (2021). PERCEPÇÃO DOS IDOSOS SOBRE O PAPEL DO ENFERMEIRO NUM CENTRO DE CONVIVÊNCIA. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 25(2). https://doi.org/10.22456/2316-2171.86693

Edição

Seção

Artigos originais