LIVRO DA VIDA: REATIVANDO MEMÓRIAS E RESSIGNIFICANDO EXPERIÊNCIAS DE VIDA DE UM GRUPO DE IDOSAS (OS)

Amanda Saldanha, Luciane Marques Raupp

Resumo


Este artigo tem como finalidade apresentar uma intervenção psicos-social realizada com um grupo de idosas(os) da Universidade Aberta da Terceira Idade, projeto da Universidade La Salle. O grupo era composto por quinze idosas(os) com faixa etária acima de 60 anos e as reuniões ocorriam semanalmente, com uma hora de duração. A proposta era fazer com que as(os) idosas(os) escrevessem suas histórias de vida, com ênfase nos momentos importantes e marcantes para sua existência, sejam estes bons ou ruins. Para tanto, foi sugerida a construção de um “Livro da Vida” de cada idoso(a), que seria dividido em capítulos, de acordo com cada fase do desenvolvimento. A experiência de narrar e escrever suas histórias de vida fez com que o grupo ressignificasse seus posicionamentos em relação ao outro e ao envelhecimento, reativando memórias de diferentes fases da vida e que colaboraram para a ressignificação de suas identidades e experiências de vida.


Palavras-chave


Idosos. Universidade da Terceira Idade. Memória.

Texto completo:

PDF

Referências


BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 3a edição. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

EIZIRIK, Cláudio L.; BASSOLS, Ana Margareth Siqueira (Org.). O ciclo da vida humana: uma perspectiva psicodinâmica. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.

GOMES, Lucy; LOURES, Marta Carvalho; ALENCAR, Josélia. Universidades abertas da terceira idade. História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, n. 17, p. 119-135, abr. 2005.

GRIVOL, Marcia Aparecida; HAGE, Simone Rocha de Vasconcellos. Memória de trabalho fonológica: estudo comparativo entre diferentes faixas etárias. J. Soc. Bras. Fonoaudiol.[online]. 2011, vol.23, n.3, p. 245-251. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2016.

IRIGARAY, Tatiana Quarti; SCHNEIDER, Rodolfo Herberto. Participação de idosas em uma universidade da terceira idade: motivos e mudanças ocorridas. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2008, vol.24, n.2, pp.211-216. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722008000200011> . Acesso em: 31 mai. 2016.

LEITE, Marinês Tambara et al. Qualidade de vida e nível cognitivo de pessoas idosas participantes de grupos de convivência. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2012, vol.15, n.3, pp.481-492. Disponível em: Acesso em: 25 fev. 2016

LIMA, Priscilla Melo Ribeiro de; COELHO, Vera Lúcia Decnop. A arte de envelhecer: um estudo exploratório sobre a história de vida e o envelhecimento. Psicol. cienc. prof.[online]. 2011, vol.31, n.1, p. 4-19. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2016.

LOURENCO, Regina Célia Celebrone; MASSI, Giselle; LIMA, Roxele Ribeiro.Trabalho com a linguagem e envelhecimento: uma busca por ressignificações de histórias de vida. Rev. CEFAC [online]. 2014, vol.16, n.2, p. 672-678. Disponível em: . Acesso em: 18 mar. 2016.

LOPEZ, Immaculada. Memória social: uma metodologia que conta histórias de vida e o desenvolvimento local/ Immaculada Lopez. -- 1. ed. -- São Paulo: Museu da Pessoa: Senac São Paulo, 2008. Disponível em: . Acesso em: 18 mar. 2016.

LUDGLEYDSON, Araújo; SA, Elba Celestina do Nascimento; AMARAL, Edna de Brito. Corpo e velhice: um estudo das representações sociais entre homens idosos. Psicol. cienc. prof.[online]. 2011, vol.31, n.3, pp.468-481. Disponível em: . Acesso em: 18 mar. 2016

MINOZZO, Leandro. Em busca do sentido da vida na terceira idade: caminhos da cura da depressão através da Psicoeducação - Porto Alegre: WS Editor, 2013. Disponível em: . Acesso em: 18 mar. 2016.

NEIVA, Kathia Maria Costa. Intervenção psicossocial: aspectos teóricos, metodológicos e experiências. Editora Vetor, 2010.

OLIVEIRA, Raphael Gonçalves de; MADRUGA, Vera Aparecida; VERLENGIA, Rozangela and TOLOCKA, Rute Estanislava.Características pessoais e participação em bailes numa instituição de longa permanência para idosos. Rev. bras. cineantropom. desempenho hum. [online]. 2010, vol.12, n.4, pp.295-301. Disponível em: Acesso em: 22 mai. 2016.

PINEZI, Ana Keila Mosca; MENEZES, Marilda Aparecida de; CAVALCANTE, Alexandre Soares. Memória de idosos: As narrativas em diferentes espaços de interação social. Civitas - Revista de Ciências Sociais. v. 14, n. 2. Porto Alegre, 2014. Disponível em:

. Acesso em: 18 abr. 2016.

SOMMERHALDER, Cinara. Sentido de vida na fase adulta e velhice. Psicologia: Reflexão e Crítica. 23(2), 270-277, 2010, vol.23, n.2. Disponível em:. Acesso em: 17 abr. 2016.

SOUZA FILHO, Paulo Penha de; MASSI, Giselle Aparecida de Athayde.A influência da estrutura de um grupo na linguagem escrita de idosos: um estudo de caso.Rev. soc. bras. fonoaudiol.[online]. 2011, vol.16, n.3, p. 350-355. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2016.

TORQUATO, Rebecca; MASSI, Giselle; SANTANA, Ana Paula. Envelhecimento e letramento: a leitura e a escrita na perspectiva de pessoas com mais de 60 anos de idade. Psicol. Reflex. Crit.[online]. 2011, vol.24, n.1, pp.89-98. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2016.

UNATI/UNILASALLE, 2013. Universidade Aberta da Terceira Idade. Pró-ReitoriaAcadêmica, Projeto de Extensão. Centro Universitário Unilasalle, Canoas.

WILLIG, Mariluci Hautsch; LENARDT, Maria Helena & CALDAS, Célia Pereira. A longevidade segundo histórias de vida de idosos longevos. Revista Brasileira de Enfermagem. 2015, vol.68, n.4, pp.697-704. Disponível em: . Acesso em: 21 abr. 2016.




Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento. ISSN: 1517-2473 (impresso) e 2316-2171 (eletrônico)
Qualis Capes 2016, área interdisciplinar: B2