DESCRIÇÕES SOBRE A VELHICE: A IDENTIDADE TERCEIRA IDADE EM DEPOIMENTOS DE IDOSOS

Autores

  • Thelma Maria Grisi Velôso Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Pedro Oliveira Filho Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Hamana Daphne Barros Henriques Centro de Referência de Assistência Social. Picuí, PB; Hospital Regional de Picuí (PB).
  • Halline Iale Barros Henriques Centro Universitário do Vale do Ipojuca (UNIFAVIP/Devry)
  • Marcela Costa Meira União de Ensino Superior de Campina Grande (UNESC); Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Lagoa Seca - PB.

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.63898

Palavras-chave:

Velhice, Discurso, Idosos

Resumo

Na contemporaneidade, os mais diferentes discursos sobre uma vida saudável, que prometem felicidade e bem-estar, mas também prescrevem condutas, modos de ser e de viver, são produzidos por especialistas em saúde e veiculados pela mídia. Nesses discursos, a velhice é sinônima de doença, e a juventude, de saúde. Cada vez mais, são produzidos discursos que prometem uma velhice sem as marcas que lhe são próprias. Neste artigo, fruto de uma pesquisa mais ampla, apresentamos algumas definições sobre a velhice construídas em discursos de idosos, praticantes e não praticantes de atividades físicas, da cidade de Campina Grande – PB. Foram entrevistados cinco homens e nove mulheres, com idades que variaram de 62 a 88 anos. As entrevistas foram submetidas à Análise de Discurso. Os relatos constroem uma imagem da velhice que contraria a tradicional, segundo a qual os idosos são fracos, impotentes e não têm projetos para o futuro. A velhice, neles, assemelha-se muito à “identidade terceira idade”, cada vez mais presente na sociedade e na mídia, uma imagem na qual essa fase da vida aparece como a “melhor idade”, um período do ciclo vital pleno de possibilidades.

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Biografia do Autor

Thelma Maria Grisi Velôso, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Psicóloga pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Doutora em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP, campus de Araraquara); Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Professora do Programa de Pós-graduação em Serviço Social (UEPB) e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Saúde (UEPB).

Pedro Oliveira Filho, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente é professor (Associado I) no curso de psicologia da Unidade Acadêmica de Psicologia da UFCG e colaborador no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPE e do Programa em Psicologia da Saúde (UEPB). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso, retórica, racismo, processos identitários, política e saúde mental.

Hamana Daphne Barros Henriques, Centro de Referência de Assistência Social. Picuí, PB; Hospital Regional de Picuí (PB).

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba. Especialista em Saúde Mental pela FIP (Faculdades Integradas de Patos). Formação em Psicologia Clínica Hospitalar pelo Centro de Treinamento e Consultoria Empresarial na Área de Consultoria e Treinamento em Psicologia Hospitalar no município de Campina Grande/PB. Psicóloga do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do município de Picuí (PB) e do Hospital Regional de Picuí (PB).

 

Halline Iale Barros Henriques, Centro Universitário do Vale do Ipojuca (UNIFAVIP/Devry)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), especialização em Saúde Mental pela Faculdade Integrada de Patos (FIP) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem experiência profissional na área da Psicologia junto aos serviços: Centro Municipal de Especialidades (CME), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). É professora do Centro Universitário do Vale do Ipojuca (UNIFAVIP/Devry).

Marcela Costa Meira, União de Ensino Superior de Campina Grande (UNESC); Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Lagoa Seca - PB.

Especialista em Saúde Mental pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atualmente é Professora da União de Ensino Superior de Campina Grande (UNESC) e Psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Lagoa Seca - PB.

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Publicado

2017-09-05

Como Citar

Grisi Velôso, T. M., Oliveira Filho, P., Barros Henriques, H. D., Barros Henriques, H. I., & Costa Meira, M. (2017). DESCRIÇÕES SOBRE A VELHICE: A IDENTIDADE TERCEIRA IDADE EM DEPOIMENTOS DE IDOSOS. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 22(3). https://doi.org/10.22456/2316-2171.63898

Edição

Seção

Artigos originais