A AUTOPERCEPÇÃO DE IDOSAS SOBRE O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO

Autores

  • José Nilson Rodrigues Menezes UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
  • Betina Santos Tomaz UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
  • Vanessa Fernandes Pontes
  • Luciana Dias Belchior UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.59349

Palavras-chave:

Idosas. Velhice. Autopercepção.

Resumo

Introdução: o aumento de idosos no Brasil e no mundo alavancou avanço nas pesquisas sobre envelhecimento. Embora a cultura atual ainda atribua valor negativo à velhice, os estudos hodiernos têm procurado entender esse processo como um todo e não apenas como o avanço da idade, abrindo novos horizontes para se viver melhor essa fase da vida. Objetivo: verificar a autopercepção de idosas sobre o processo de envelhecimento. Métodos: estudo qualitativo, de caráter transversal e analítico, realizado no clube de associação de idosos, desenvolvido no período de agosto de 2009. Participaram da pesquisa 17 idosas, com uma média de idade de 67 anos. Foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada, sendo realizada individualmente. Os registros das entrevistas foram realizados com o auxílio de um gravador e, posteriormente, transcritos na íntegra. A análise de dados ocorreu a partir da observação dos conteúdos encontrados durante a pesquisa. Foram utilizados os balizamentos e o método de interpretação das palavras. Resultados: a análise das entrevistas possibilitou o surgimento de quatro categorias: a primeira trata da Concepção Negativa da Velhice, a segunda da Experiência Vivida pelas Idosas, a terceira discute os Significados do Processo de Envelhecimento e a quarta sobre Ações para a Promoção da Saúde do Idoso. Considerações finais: ao verificar a autopercepção das idosas sobre o processo de envelhecimento, percebe-se que as definições sobre velhice expostas por elas não parecem extraídas de suas vivências, mas de uma concepção já tradicionalmente designada para este período e que povoa o imaginário social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Nilson Rodrigues Menezes, UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

Doutor em Biotecnologia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE - Rede Nordeste de Biotecnologia - RENORBIO, Componente do Laboratório de Biologia Molecular e do Desenvolvimento da Universidade de Fortaleza - LBMD - UNIFOR, Mestre em Educação em Saúde pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Especialista em Psicologia Educacional pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Especialista em Fisioterapia Cárdio Respiratória pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Especialista em Saúde do Idoso pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Professor Assistente 6 da Universidade de Fortaleza - UNIFOR, no curso de Fisioterapia e no curso de Psicologia, ministrando o módulo Fisioterapia na Saúde Funcional do Adulto e do Idoso I - FSFAI I e as disciplinas: Trabalho de Conclusão de Curso I - TCC I (Pesquisa em Fisioterapia) e Neurociências e Psicologia. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: Atenção Fisioterapêutica na Saúde do Adulto e do Idoso, em Pesquisa em Fisioterapia e Atenção Fisioterapêutica em Neurologia. Funcionário Público Estadual na Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social - STDS - Ce (Fisioterapeuta da Unidade de Abrigo de Idosos).

Betina Santos Tomaz, UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

Discente do curso de graduação de Fisioterapia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) (2015). Trabalhou voluntariamente no Doutorado de sua orientadora em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (2014). Participou do Programa de Monitoria do Centro de Ciências da Saúde na UNIFOR, na qualidade de Monitora do módulo Análise da Postura e do Movimento Humano I (2014) e Bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC/FEQ/UNIFOR) (2015). Atualmente é discente do Programa Aluno Voluntário de Iniciação Científica Pavic da UNIFOR, onde desenvolve pesquisas na temática Parkinson.

Vanessa Fernandes Pontes

Fisioterapeuta, Especialista em Saúde do Idoso pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Luciana Dias Belchior, UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

Doutora em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (2014), Mestra em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (2010), Especialista em Fisioterapia na Reeducação da Motricidade pela Universidade de Fortaleza (1998), Especialista em Psicologia Aplicada - Psicomotricidade pela Universidade Federal do Ceará (2005), graduada em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza (1995). Atual na área de fisioterapia em neurologia e distúrbios respiratórios.

Referências

ALMEIDA, Priscila Monteiro de; MOCHEL, Elba Gomide; OLIVEIRA, Maria do Socorro Silva. O idoso pelo próprio idoso: percepção de si e de sua qualidade de vida. Kairós Gerontologia, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 99-113, 2010.

BAPTISTA, Makilim Nunes; CAMPOS, Dinael Corrêa de. Metodologias de Pesquisa em Ciências: Análises Quantitativa e Qualitativa. Rio de Janeiro: LTC, 2007.

BÔAS, Paulo José Fortes Villas et al. Acompanhamento domiciliar de idoso de Unidade da Saúde da Família de Botucatu. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 36, n. 1, supl. 1, p. 161-165, jan./mar. 2012.

BRASIL. Resolução CNS nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Diário Oficial da União. Poder Executivo, Brasilia, DF. 13 junho. 2013. Seção 1, p. 59.

CAMARANO, Ana Amélia; MELLO, Juliana Leitão e. Introdução. In: CAMARANO, Ana Amélia (Org.). Cuidados de longa duração para a população idosa: um novo risco social a ser assumido? Rio de Janeiro: IPEA, 2010.

CAMPOS, Claudinei José Gomes. Método de Análise de Conteúdo: ferramenta para a análise de dados qualitativos no campo da saúde. Revista Brasileira Enfermagem, Brasília, v. 57, n. 5, p. 611-614, set./out. 2004.

COUTO, Maria Clara P. de Paula et al. Avaliação de discriminação contra idosos em contexto brasileiro – ageismo. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 25, n. 4, p. 509-518, out./dez. 2009.

CUPERTINO, Ana Paula Fabrino Bretas; ROSA, Fernanda Heringer Moreira; RIBEIRO, Pricila Cristina Correa. Definição de envelhecimento saudável na perspectiva de indivíduos idosos. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 81-86, fev. 2007.

FIRMINO, Renata et al. Educação popular e promoção da saúde do idoso: reflexões a partir de uma experiência de extensão universitária com grupos de idosos em João Pessoa-PB. Revista de Atenção Primária a Saúde, Juiz de Fora, v. 13, n. 4, p. 523-530, out./dez. 2010.

FREITAS, Cibelly Aliny Siqueira Lima et al. Evidências de ações de enfermagem em promoção da saúde para um envelhecimento ativo: revisão integrativa. Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento, Porto Alegre, v. 15, n. 2, p. 265-277, dez. 2010.

FREITAS, Maria Célia de; QUEIROZ, Terezinha Almeida; SOUSA, Jacy Aurélia Vieira de. O significado da velhice e da experiência de envelhecer para os idosos. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 44, n. 2, p. 407-412, jun. 2010.

GALLETI, Tonia Andrea Inocentini. A proteção social ao idoso dependente na Seguridade Social Brasileira. 2014. 132 f. Dissertação (Mestrado em Direito Político e Econômico) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.

HORTA, Ana Lúcia de Moraes; FERREIRA, Denise Cristina de Oliveira; ZHAO, Li Men. Envelhecimento, estratégias de enfrentamento do idoso e repercussões na família. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 63, n. 4, p. 523-528, jul./ago. 2010.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA (IBGE). Disponível em: http://www.ibge.gov.br. Acesso em: 16 out. 2015.

KÜCHEMANN, Berlindes Astrid. Envelhecimento populacional, cuidado e cidadania: velhos dilemas e novos desafios. Sociedade e Estado, Brasília, v. 27, n. 1, p. 165-180, jan./abr. 2012.

LUZ, Márcia Maria Carvalho; AMATUZZI, Mauro Martins. Vivências de felicidade de pessoas idosas. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 25, n. 2, p. 303-307, abr./jun. 2008.

MOREIRA, Jacqueline de Oliveira. Mudanças na percepção sobre o processo de envelhecimento: reflexões preliminares. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 28, n. 4, p. 451-456, out./dez. 2012.

MOREIRA, Virgínia; NOGUEIRA, Fernanda Nícia Nunes. Do indesejável ao inevitável: a experiência vivida do estigma de envelhecer na contemporaneidade. Psicologia USP, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 59- 79, jan./mar. 2008.

OLIVEIRA, Aldalan Cunha de et al. Qualidade de vida em idosos que praticam atividade física - uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 301-312, maio/ago. 2010.

RIBEIRO, Liliane da Consolação Campos; ALVES, Pâmela Braga; MEIRA, Elda Patrícia de. Percepção dos idosos sobre as alterações fisiológicas do envelhecimento. Ciência, Cuidado e Saúde, Maringá, v. 8, n. 2, p. 220-227, abr./jun. 2009.

SAMPAIO, Aline Melo Oliveira et al. Cuidadores de idosos: percepção sobre o envelhecimento e sua influência sobre o ato de cuidar. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 590-613, 2. quadrim. 2011.

SANTOS, Silvana Sidney Costa. Concepções teórico-filosóficas sobre envelhecimento, velhice, idoso e enfermagem gerontogeriátrica. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 63, n. 6, p. 1035-1039, nov./dez. 2010.

SCHIMIDT, Teresa Cristina Gioia; SILVA, Maria Julia Paes da. Percepção e compreensão de profissionais e graduandos de saúde sobre o idoso e o envelhecimento humano. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 46, n. 3, p. 612-617, jun. 2012.

SILVA, Luna Rodrigues Freitas. Da velhice à terceira idade: o percurso histórico das identidades atreladas ao processo de envelhecimento. História, Ciências, Saúde - Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p. 155-168, jan./mar. 2008.

SILVA, José Vitor da. Saúde do Idoso: Processo de Envelhecimento sob Múltiplos Aspectos. São Paulo: Iátria. 2009.

SILVA, Maria da Graça da; BOEMER, Magali Roseira. Vivendo o envelhecer: uma perspectiva fenomenológica. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 17, n. 3, p. 380-386, maio/jun. 2009.

SOUZA, Rosangela Ferreira de; MATIAS, Hernani Aparecido; BRÊTAS, Ana Cristina Passarella. Reflexões sobre envelhecimento e trabalho. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, n. 6, p. 2835-2843, set. 2010.

SOUZA, Michele Souza e. Desafios do envelhecimento populacional: como as legislações destinadas aos idosos têm lidado com essa nova demanda. Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 159-175, abr. 2015.

TAVARES, Keila Okuda et al. Envelhecer, adoecer e tornar-se dependente: a visão do idoso. Kairós Gerontologia, São Paulo, v. 15, n. 3, p. 105-118, jun. 2012.

TEIXEIRA, Ilka Nicéia D’Aquino Oliveira; NERI, Anita Liberalesso. Envelhecimento bem-sucedido: uma meta no curso da vida. Psicologia USP, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 81-94, jan./mar. 2008.

THUMÉ, Elaine et al. Assistência domiciliar a idosos: fatores associados, características do acesso e do cuidado. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 44, n. 6, p. 1102-1111, dez. 2010.

TRENTINI, Clarissa Marceli et al. A percepção de qualidade de vida do idoso avaliada por si próprio e pelo cuidador. Estudos de Psicologia, Natal, v. 11, n. 2, p. 191-197, maio/ago. 2006.

Publicado

2016-08-17

Como Citar

Menezes, J. N. R., Tomaz, B. S., Pontes, V. F., & Belchior, L. D. (2016). A AUTOPERCEPÇÃO DE IDOSAS SOBRE O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 21(1). https://doi.org/10.22456/2316-2171.59349

Edição

Seção

Artigos originais