ASPECTOS PEDAGÓGICOS RELEVANTES DE UMA AULA PARA A ADOÇÃO E A PERMANÊNCIA EM PROGRAMAS DE ATIVIDADE FÍSICA PERCEBIDOS POR IDOSAS LONGEVAS

Autores

  • Marize Amorim Lopes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Moane Marchesan Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rodrigo de Rosso Krug Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Giovana Zarpellon Mazo Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.50486

Palavras-chave:

Longevidade. Aspectos Pedagógicos. Programas. Exercício Físico.

Resumo

O estudo teve como objetivo verificar os aspectos pedagógicos mais relevantes de uma aula de exercícios físicos para a adoção e a permanência em programas de atividades físicas na percepção de idosas longevas. Esta é uma pesquisa descritiva qualitativa realizada de 2010 a 2011. Utilizou-se a técnica de grupo focal com 69 idosas longevas do sexo feminino participantes de grupos de convivência de Florianópolis, SC. Aplicaram-se a entrevista semiestruturada e o Questionário Internacional de Atividade Física. As longevas perceberam duas categorias relevantes: a) a atuação profissional (capacitação profissional para trabalhar com idosos, boa relação pessoal e saber motivar) e b) a metodologia das aulas (intensidade, duração, frequência e complexidade dos exercícios físicos; avaliar e controlar os resultados obtidos; e local e horário das atividades). Para promover Educação Física para as longevas, o professor requer conhecimento e treinamento específico para garantir que a metodologia adequada será aplicada, considerando as necessidades e aptidão física das longevas, influenciando essa população a adotar e permanecer nos programas de atividades físicas.

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Biografia do Autor

Marize Amorim Lopes, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada Plena em Educação Física, mestre em Educação Física e doutora em Educação Física todos pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Atualemente é professora do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina.

Moane Marchesan, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada Plena e Fsioterapeuta (UNICRUZ). Mestre em Educação Física (UFPel) e doutoranda em Educação Física (UFSC).

Rodrigo de Rosso Krug, Universidade do Estado de Santa Catarina

Licenciado em Educação Fisica (UNICRUZ) Especilista em Ciências do Movimento Humano (UNICRUZ) e em Educação Física Escolar (UFSM). Mestre em Ciências do Movimento Humano (UDESC). Doutorando em Ciência Médicas (UFSC).

Giovana Zarpellon Mazo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano e do Centro de Ciências da Saúde e do Desporto da Universidade do Estado de Santa Catarina.

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Publicado

2016-08-17

Como Citar

Lopes, M. A., Marchesan, M., Krug, R. de R., & Mazo, G. Z. (2016). ASPECTOS PEDAGÓGICOS RELEVANTES DE UMA AULA PARA A ADOÇÃO E A PERMANÊNCIA EM PROGRAMAS DE ATIVIDADE FÍSICA PERCEBIDOS POR IDOSAS LONGEVAS. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 21(1). https://doi.org/10.22456/2316-2171.50486

Edição

Seção

Artigos originais