O QUESTIONÁRIO DE ATIVIDADES FUNCIONAIS DE PFEFFER: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA BRASILEIRA

Autores

  • Luciana de Oliveira Assis Universidade Federal de Minas Gerais; Universidade FUMEC;
  • Marcella Guimarães Assis Universidade Federal de Minas Gerais
  • Jonas Jardim de Paula Universidade Federal de Minas Gerais; Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais;
  • Leandro Fernandes Malloy-Diniz Universidade Federal de Minas Gerais;

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.50189

Palavras-chave:

Avaliação funcional, Idoso, Atividades Instrumentais de Vida Diária, Propriedades psicométricas, Validade, Confiabilidade,

Resumo

O Questionário de Atividades Funcionais (Functional Activities Questionnaire – FAQ) tem grande importância clínica em razão da sua capacidade de identificar perdas funcionais em indivíduos com suspeita de demência. O presente estudo tem o objetivo de: 1) Identificar os grupos clínicos com os quais o instrumento é utilizado no Brasil; 2) Identificar qual versão do questionário é usada nos estudos brasileiros; 3) Avaliar o instrumento quanto ao estágio de validação, à confiabilidade e à adaptação para o contexto brasileiro, identificando as lacunas existentes e as necessidades de aprimoramento; e 4) Identificar o método de administração e o ponto de corte mais formal desse instrumento no Brasil. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura a partir de busca nas bases de dados Lilacs, SCIELO Brasil e PUBMED, sendo que 45 estudos compuseram a amostra. Constatou-se que diferentes versões baseadas no FAQ são usadas no Brasil, não sendo possível concluir se a versão original é a mais utilizada. Esses questionários são amplamente empregados em idosos com alterações cognitivas. Foram encontrados 18 estudos de validade de construto, 15 de validade de critério e um de confiabilidade. Não foram encontrados estudos sobre a validade ecológica do FAQ. O ponto de corte utilizado com maior frequência como indicador de incapacidade funcional é o de 5 pontos. A entrevista com informante é a forma de aplicação mais utilizada. Em razão da diversidade de versões do FAQ no contexto nacional, é fundamental que o profissional tenha clareza sobre as evidências de validade da versão que utiliza para a prática clínica e de pesquisa.

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Biografia do Autor

Luciana de Oliveira Assis, Universidade Federal de Minas Gerais; Universidade FUMEC;

Terapeuta Ocupacional, Especialista em Gerontologia pela SBGG e Mestre em Projetos Mecânicos pela UFMG.

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Neurociências, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Professora da Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e de Saúde, Universidade Fumec, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Professora e coordenadora de pós-graduação em Terapia Ocupacional da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Marcella Guimarães Assis, Universidade Federal de Minas Gerais

Terapeuta Ocupacional, Especialista em Gerontologia pela SBGG e Doutora em Demografia pela UFMG.

Professora do Departamento de Terapia Ocupacional, Faculdade de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Jonas Jardim de Paula, Universidade Federal de Minas Gerais; Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais;

Psicólogo, Mestre em Neurociências e Doutor em Medicina Molecular (UFMG).

Pós-Doutorando no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Molecular (INCT-MM-UFMG).

Professor da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Professor colaborador do Laboratório de Investigações em Neurociência Clínica do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Molecular (LINC-UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Leandro Fernandes Malloy-Diniz, Universidade Federal de Minas Gerais;

Psicólogo, Mestre em Psicologia e Doutor em Farmacologia Bioquímica e Molecular pela UFMG.

Lider do grupo de pesquisa do Laboratório de Investigações Neuropsicológicas (LIN), Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Orientador do programa de pós-graduação do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia – Medicina Molecular, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Professor do Departamento de Saúde Mental, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.


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Publicado

2015-09-02

Como Citar

Assis, L. de O., Assis, M. G., de Paula, J. J., & Malloy-Diniz, L. F. (2015). O QUESTIONÁRIO DE ATIVIDADES FUNCIONAIS DE PFEFFER: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA BRASILEIRA. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 20(1). https://doi.org/10.22456/2316-2171.50189

Edição

Seção

Artigos originais