O Funcionamento Cognitivo de Idosos e de adolescentes num Contexto de jogo de Regras

Claudimara Chisté Santos, Claudia Broetto Rossetti, Antonio Carlos Ortega

Resumo


Resumo: Os estudos sobre a cognição, em muitos casos, se referem principalmente à memória e atenção. Nesta pesquisa, utilizamos o modelo proposto por Piaget (1977), denominado Tomada de Consciência. Este recorte da teoria visa analisar aspectos relacionados ao processo do funcionamento cognitivo do idoso. O objetivo da pesquisa foi caracterizar o processo de Tomada de Consciência de idosos e adolescentes, num contexto de jogos de regras. Os participantes residiam em bairros de classe média e tiveram sua formação em escolas públicas. Os adolescentes cursavam o primeiro ano do ensino médio e os idosos já o haviam concluído. A escolha por adolescentes se deve ao fato de que para Piaget, o ápice do desenvolvimento cognitivo é o estágio lógico-formal, atingido a partir da adolescência. Entretanto, o objeto desta pesquisa foi o funcionamento cognitivo do idoso. O adolescente foi incluído para auxiliar a definição das características encontradas, de modo a proporcionar melhor entendimento sobre o processo no envelhecimento, em situações minimamente controladas. Trata-se de um estudo exploratório, de natureza qualitativa, baseado no método clínico de Piaget. Esta pesquisa foi realizada com dois adolescentes e dois idosos jovens. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um jogo de regras chamado Quoridor. Os resultados indicam que, em muitos aspectos, o processo de Tomada de Consciência dos idosos e adolescentes pesquisados se assemelhou. Contudo, diferenças qualitativas foram observadas em toda a análise dos dados, e podem indicar direção para o desenvolvimento de intervenção nos aspectos cognitivos de idosos.

Palavras-chave: Envelhecimento. Piaget. Jogos. Tomada de Consciência. Cognição.


Abstract: The studies on cognition, in many cases, refer mainly to memory and attention. This research used the model proposed by Piaget (1977) denominated Grasp of Consciousness. This part of the theory aims to analyze aspects related to the process of cognitive functioning of elderly people. The objective was to characterize the process of Grasp of Consciousness of elders and teenagers, in a context of games of rules. The participants lived in middle class neighborhoods, and had attended public schools. The adolescents were on the first grade of High School while the elders had had already concluded it. The choice of teenagers is due to the fact that for Piaget, the apex of cognitive development is the formal operational stage reached starting from adolescence. However, the object of this research was the cognitive functioning of elders. Teenagers were included to help define the characteristics found, so to provide better understanding of the aging process in simple, controlled situations. This is a qualitative exploratory study, based on the Piagetian clinical method. This research was carried out with two teenagers and two young elders. The instrument used for the data gathering was a game of rules named Quoridor. The results indicate that, in many aspects, the process of Grasp of Consciousness of the elders and teenagers in this research was similar. However, qualitative differences were observed throughout the data analysis, and they may indicate a direction for the development of intervention in the cognitive aspects of elders.

Keywords: Elderly. Piaget. Games. Grasp of Consciousness. Cognition.

Palavras-chave


Envelhecimento. Piaget. Jogos. Tomada de Consciência. Cognição. Elderly. Games. Grasp of Consciousness. Cognition.

Texto completo:

PDF


Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento. ISSN: 1517-2473 (impresso) e 2316-2171 (eletrônico)
Qualis Capes 2016, área interdisciplinar: B2