Formação Gerontológica: narração crítica em torno do aprendizado de alunos em casas de longa permanência

Agostinho Both, Mara Regina Viecili Azambuja

Resumo


Resumo: O texto apresenta-se em narrativas críticas a partir dos relatórios de uma prática de aprendizado em casas asilares, na Disciplina de Psicologia do Desenvolvimento III, produzidas pelas alunas do curso de psicologia da Universidade de Passo Fundo, no ano de 2000. A idéia central reside na crítica em torno do aprendizado acadêmico, o qual se realiza sem a preocupação de desenvolver o sentido das responsabilidades éticas face aos conhecimentos gerontológicos. O propósito das narrativas pretende evidenciar a importância de um aprendizado que aproxima o senso científico ao desenvolvimento ético dos alunos. A intenção deste texto reside no fato de se aperfeiçoar o aprendizado acadêmico, o qual possui, como regra fundamental, a racionalidade atenta aos problemas, enquanto metodologicamente correta. A análise qualitativa do relato das alunas, pretendeu desenvolver um perfil universitário vinculado à moralidade e, como conseqüência, à busca de costumes sociais mais justos. Em conclusão, pode-se dizer que as alunas revelam perplexidade e impotência diante de um quadro social de muito sofrimento e de pouco aprendizado prático no espaço acadêmico. Evidenciou-se a necessidade de intervenções sociais mais convenientes junto às casas asilares.

Palavras-chave: Formação. Ética e Velhice.


Abstract: The text consists in a critical narration of a learning practice in old assistant houses, in Development Psychology III subject, produced by the psychology´s students from the University of Passo Fundo, in the year of 2000. The main idea is the critique on academic learning which takes place without worrying about developing the meaning of ethical responsibilities facing the gerontology knowledge. The narration intends to make evident the importance of a learning which approximates the scientific sense and the ethical development of the students. The intention of the analysis is to improve the academic learning, that has as a rule, the rationality looking for the problems, while this is methodologically correct. The qualitative analysis of the students effort was, by seeing the elderly more closely, and staying with them for a long time, to try to develop a university profile linked to morality and, as a result, to get correct social events. To close, the students revealed perplexity and impotence facing a social picture of suffer, and about the practical learning, they get almost nothing. It became evident the need of more convenient social interventions in the old assistant houses.

Keywords: Formation. Ethics and Old Age.

Palavras-chave


Formação. Ética e Velhice. Formation. Ethics and Old Age.

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Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento. ISSN: 1517-2473 (impresso) e 2316-2171 (eletrônico)
Qualis Capes 2016, área interdisciplinar: B2