A Velhice Pessoal no Imaginário de Estudantes de Enfermagem

Marinês Tambara Leite

Resumo


Resumo: Para este novo contexto que se apresenta, em face das transformações e demandas sociais que emergem a partir do aumento vertiginoso da população idosa, há a necessidade da formação de recursos humanos, adequadamente qualificados, nas diversas áreas do conhecimento, a fim de dar conta das necessidades oriundas deste estrato populacional. Com o objetivo de identificar as expectativas que os estudantes de enfermagem possuem sobre sua velhice realizou-se um estudo descritivo, do tipo exploratório. Participaram 32 acadêmicos, sendo que a coleta dos dados ocorreu por meio de instrumento, em que os alunos foram convidados a redigir livremente acerca do tema “como imagino minha velhice”. Para a análise das informações, os preceitos da análise de conteúdo foram adotados. Emergiram expectativas positivas em relação à velhice como ter situação financeira estável, poder manter os vínculos familiares, compartilhar ativamente o espaço doméstico, ser uma pessoa saudável, permanecer independente e com autonomia, podendo usufruir a condição de ser idoso inserido socialmente e desfrutando sua cidadania. Os estudantes imaginam vivenciar a velhice de forma plena, saudável, com boa condição econômica, sendo valorizado e, principalmente, mantendo os laços familiares.

Palavras-chave: Velhice. Enfermagem. Idoso. Envelhecimento Humano. Imaginário.


Abstract: In this new context, face to changes and social demands that arise from the vertiginous increase of the elderly population, there is needed a human resource foundation, qualified in the different areas of knowledge, with the purpose of handling with the necessities that come from this part of the population. We made this study with the purpose of knowing the expectation that nursing students have about their own oldness. It is a descriptive and exploratory research. Thirty two students were part of the study, and data’s collection happened by instrument. The students were invited to write about the theme “how I imagine my oldness”. For the information’s analysis, we used the content analysis precepts. It emerged positive expectations related to the oldness, like having stable money conditions, maintaining familiars bonds, sharing actively the domestic space, and being a healthy person; keeping themselves independent and with autonomy, and having the possibility of enjoying the condition of being elderly, socially included and desfructing citizenship. The students imagine themselves in the oldness, living it intensively, healthy, in a good economic condition, being appreciated and, mainly, keeping the familiars bonds.

Keywords: Oldness. Nursing. Elderly. Human Aging. Imaginary.

Palavras-chave


Velhice. Enfermagem. Idoso. Envelhecimento Humano. Imaginário. Oldness. Nursing. Elderly. Human Aging. Imaginary.

Texto completo:

PDF


Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento. ISSN: 1517-2473 (impresso) e 2316-2171 (eletrônico)
Qualis Capes 2016, área interdisciplinar: B2