A Política, a Educação Social e a Terceira Idade

Jorge Giberto Krug

Resumo


Resumo: O texto privilegia os eixos interdisciplinares e de intervenção presentes na Política Social, na Educação Social e os articula com os elementos análogos contidos na Gerontologia. A educação presente ao longo da vida humana se amplia com os elementos político-sociais da participação. Esta participação é educativa e há um aprendizado a quem dela se apropria em um trabalho coletivo que está presente nos inúmeros grupos sociais da chamada Terceira Idade, bem como seria necessário estar presente nas instituições ditas de proteção social. No entanto, este aprendizado político-social e interdisciplinar está imerso em um mundo de incertezas que acompanha o processo de envelhecimento e a própria velhice.

Palavras-chave: Política Social. Educação Social. Gerontologia. Terceira Idade.


Abstract: The text favors the interdisciplinary and intervention axes that are present in Social Politics, in Social Education, and articulates them with the analogous elements contained in Gerontology. The education that is present along human life amplifies itself with the social-political elements of the participation. This participation is educative and there is some learning to those who assume it in a collective work that is present in the countless social groups of the so-called Third Age, as well as it would be necessary if it were present in the institutions said to be of social protection. However, this social-political and interdisciplinary learning is immersed in a world of uncertainties that accompanies the process of getting old and old age itself.

Keywords: Social Politics. Social Education. Gerontology. Third Age.

Palavras-chave


Política Social. Educação Social. Gerontologia. Terceira Idade. Social Politics. Social Education. Gerontology. Third Age.

Texto completo:

PDF


Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento. ISSN: 1517-2473 (impresso) e 2316-2171 (eletrônico)
Qualis Capes 2016, área interdisciplinar: B2